Notícias

04/11/2011 | Sexta-feira | 11h38

ESF Pró-Morar envolve comunidade do bairro em diversas atividades durante o mês de outubro

Programação foi do dia 04 ao 31

Por Juliano Barbosa

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI

Equipe da ESF com os acadêmicos de Nutrição da Unipampa

Equipe da ESF com os acadêmicos de Nutrição da Unipampa
Foto: Divulgação/ESF Pró-Morar

Durante o mês de outubro, foram realizadas diversas atividades relacionadas ao bem-estar dos usuários da Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Pró-Morar. Nos dias 04, 13 e 27, foram montados grupos para orientação nutricional com os acadêmicos de Nutrição da Unipampa, uma parceria entre a ESF e a universidade iniciada em 2010, e que vem consolidando os grupos de educação em saúde da Estratégia.

Nestes dias, os participantes verificaram a pressão arterial e realizaram o teste de glicemia capilar. O projeto prevê ainda visitas domiciliares que devem iniciar ainda este mês.

– A parceria com a Unipampa está sendo muito proveitosa, pois estão surgindo novas idéias de projetos para públicos diferentes – comemora a enfermeira Claudia Gelain, coordenadora da ESF Pró-Morar.

Dentro da semana da criança, no dia 11 foi realizada a pesagem das crianças pertencentes às famílias beneficiárias do Bolsa Família. As cerca de 145 crianças que compareceram na ESF foram recebidas com um saboroso pote de gelatina. Já no dia 14, as mães assistiram à uma palestra sobre o uso correto das medicações.

A ESF também teve participação efetiva no Outubro Rosa. A partir do dia 19, a enfermeira Claudia realizou diariamente consultas de enfermagem para o exame de mamografia. Também foram feitos exames preventivos. Estes, inclusive, acontecem semanalmente, às quartas e quintas, às 13h, na ESF. São realizados, em média, 13 exames em cada dia.

Ainda dentro da programação do Outubro Rosa, a médica Priscila Moreira proferiu palestra na Escola Prof.ª Ulisséa Lima Barbosa, tendo como tema 'O que deixa a mulher tão especial', e a pediatra Mara Ayub falou sobre o 'Auto-exame das mamas' no 'Chá de Rosas' realizado nas dependências do centro comunitário do bairro, no dia 31. Na ocasião, foram sorteados vários brindes. A secretária de Saúde, Eliane Goulart, também esteve presente.

A ESF Pró-Morar também desenvolve um trabalho com três grupos formados por pessoas que desejam parar de fumar. Segundo a coordenadora Claudia, oito participantes já conseguiram alcançar este objetivo. Os encontros são coordenados pela Dra. Priscila, e acontecem todas as terças-feiras, às 15h. Já os grupos de diabéticos e hipertensos são formados por cerca de 130 pessoas. Os encontros também ocorrem com frequência.

Fonte: ESF Pró-Morar

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI
Imagens Relacionadas
  •        
  •        
  •        
  •        
  •