21/11/2011 | Segunda-feira | 15h03

Prefeito recepciona barqueiros da 3ª Descida dos Madeireiros

Caravana com cerca de 25 embarcações partiu de Pirapó em direção a Uruguaiana

Momento da chegada da caravana náutica a Itaqui

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho, acompanhado do secretário de Relações Comunitárias, Defesa Social e Cidadania, Roberto Martinez, recepcionou no final da tarde da última sexta-feira, 18, no Cais do Porto, os participantes da 3ª Descida dos Madeireiros, que iniciaram a navegação pelo rio Uruguai, de Piarapó – no Noroeste do Estado – a Uruguaiana, na quarta-feira, 16.

Dentre os cerca de 80 barqueiros, divididos em aproximadamente 25 embarcações, estavam o vice-prefeito de Pirapó, Auri Kochhann, e o idealizador do evento, o vereador pirapoense e presidente da Associação Comunitária Cultural Amigos do Rio Ijuí, Gilnei Adorno. Itaqui esteve representada pelos secretários Ilca Figueiredo (substituta de Relações Comunitárias) e Augusto Seckler (Obras).

Após os primeiros cumprimentos e uma apresentação da Banda Musical de Itaqui, às margens do Uruguai, autoridades e barqueiros se dirigiram até a Praça Eng. Bélgio Tabajara – Praça do Porto – para uma rápida solenidade de boas-vindas, que contou com transmissão da Rádio Cruzeiro do Sul, através do programa Roda de Chimarrão, apresentado por Perciliano Santana, que comandou apresentações musicais e de dança. O prefeito Gil foi presenteado pelo vereador Gilnei com uma camiseta desta edição da descida.

Os participantes pernoitaram em um acampamento montado com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Relações Comunitárias – que também foi a responsável pela organização da recepção aos barqueiros – ao lado da Praça do Porto. Na manhã do sábado, 19, depois de um bom descanso, a caravana partiu em direção à vizinha Uruguaiana, final do percurso de cerca de 450 km.

A Descida dos Madeireiros é uma iniciativa da Associação Comunitária Cultural Amigos do Rio Ijuí. Nesta terceira edição, promoveu um resgate histórico e cultural de nossos antepassados, que usavam os rios Ijuí e Uruguai como meio de transporte para a comercialização de madeiras e produtos em geral.

O evento contou com o apoio das prefeituras de Pirapó, Roque Gonzales, São Nicolau, Garruchos, São Borja, Itaqui e Uruguaiana, além da Brigada Militar, Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, através da Delegacia Fluvial em Uruguaiana, dentre outras entidades.

<<   |   >>