19/12/2011 | Segunda-feira | 11h44

“Foi a forma que encontramos de 'desprefeiturizar' o evento”, diz Gil sobre a participação da ACII no Carnaval 2012

Entidade ficará responsável pela venda de camarotes, frisas e ingressos de arquibancada. Nova Comcari foi nomeada

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Da esq. pra dir.: Jair, Antônio, Volnei, Thomaz, Gil e Isaac

Foto: Juliano Barbosa

Depois de algumas reuniões realizadas entre prefeitura e Associação Comercial e Industrial de Itaqui (ACII), a entidade aceitou a proposta do prefeito Gil Marques Filho de ser a responsável pela venda de camarotes, frisas e ingressos de arquibancada do Carnaval 2012, além do repasse do montante arrecadado para as escolas de samba. Para tanto, prefeitura e ACII firmarão um convênio.

– A ACII tem mais de 100 anos de história e competência suficiente para gerenciar esse processo, sem que se levantem quaisquer tipos de questionamentos a respeito da sua capacidade organizacional. Foi a forma que encontramos de 'desprefeiturizar' o evento – disse o prefeito.

Gil foi comunicado pessoalmente sobre a decisão da ACII na manhã dessa segunda-feira, 19. Na ocasião, estiveram no gabinete o presidente da entidade, Antônio Viana, o vice Jair De Conto e o tesoureiro Volnei Schweig. O assessor especial de Gabinete, Isaac de Oliveira, e o coordenador-geral de Departamentos da nova Comissão Pró-Carnaval de Itaqui (Comcari), Thomaz Sanchotene Júnior, também participaram.

A Comcari, nomeada durante a reunião após concordância do prefeito em relação aos nomes indicados, ficou composta pelos seguintes membros: Jair De Conto (presidente); Adelar Oviedo (vice-presidente); Luis Lourenço Vargas (1º secretário); Inácio Dellamora Filho (2º secretário) e Thomaz Sanchotene Júnior (coordenador-geral de Departamentos). Mais um exemplo da  'desprefeiturização' citada pelo prefeito Gil. Com a exceção de Thomaz, que é secretário substituto da Agricultura, todos os demais não integram a administração municipal.

A nova comissão foi regulamentada através do Decreto nº 5.878. O anterior foi revogado, em razão dos problemas ocorridos no carnaval desse ano. Caberá à Comcari organizar os desfiles, contratar os jurados e coordenar o trabalho de divulgação e marketing do evento.

Segundo Gil, a prefeitura disponibilizará R$ 250 mil – recurso próprio – para estruturar a avenida do samba (sonorização, arquibancadas, banheiros químicos, iluminação, etc).