15/12/2011 | Quinta-feira | 10h21

Prefeitura obtém recurso de R$ 3,25 milhões para obras de pavimentação e aquisição de maquinário

Prefeito Gil assinou protocolo de intenções durante solenidade que contou com a presença do governador Tarso Genro

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Governador Tarso e os prefeitos dos 108 municípios gaúchos nas escadarias do Palácio Piratini

Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

No ato de lançamento do programa Badesul Cidades, a instituição gaúcha de fomento assinou, na tarde da segunda-feira, 12, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, protocolo de intenções com 108 municípios no valor de R$ 127,5 milhões.

As prefeituras utilizarão os recursos para a realização de obras de pavimentação urbana, compra de máquinas e equipamentos rodoviários, infraestrutura de áreas industriais, aquisição de ônibus escolares, construção de ginásios poliesportivos, centros administrativos e para a compra de computadores para a rede municipal de ensino. Os investimentos serão feitos via Pimes Badesul, programa oriundo de recursos próprios do Banco ou mediante repasse do BNDES.

Na solenidade, o governador Tarso Genro destacou a importância da quantia destinada aos municípios com este investimento, lembrando que, quando bem aplicados, esses recursos se frutificam e são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Tarso também elogiou a qualidade técnica das equipes do Badesul e da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SPDI).

Segundo o prefeito Gil Marques Filho, que esteve presente no evento, Itaqui terá disponibilizado R$ 2 milhões para obras de pavimentação – 40 quadras serão calçadas com paralelepípedo – e R$ 1,25 milhão para aquisição de patrola, escavadeira e dois caminhões, totalizando R$ 3,25 milhões em investimentos. Os recursos estavam sendo pleiteados pela administração havia dois anos. O próximo passo é a contratação das empresas, via processo licitatório, para realização das obras de pavimentação e fornecimento do maquinário.

– É o primeiro grande financiamento contratado pela administração, pois os recursos anteriores eram obtidos a fundo perdido através do Governo Federal – disse o prefeito.

Participaram ainda da solenidade o secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Mota, o procurador-geral do Estado, Carlos Kaipper, o defensor público, Alexandre Brandão, e o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Adão Villaverde.

Fonte: estado.rs.gov.br