20/01/2012 | Sexta-feira | 11h44

Efeitos da estiagem fazem Itaqui decretar situação de emergência

Decisão tomada pela administração municipal

Por Viviane Smolareck

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Chefe de Gabinete em reunião com Defesa Civil

Foto: Viviane Smolareck

Na manhã de quarta-feira, 18 de janeiro a administração municipal reuniu-se com a defesa civil e órgãos ligados ao setor agropecuário.

O chefe de gabinete Daltro Bernades, encarregado pelo Prefeito Gil Marques Filho, decretou situação de emergência na cidade de Itaqui após analisarem os relatórios,  sobre os reflexos da estiagem no setor agropecuário do município.

Daltro juntamente com o chefe do IRGA local, Gilmar Bonorino, o Presidente da Associação dos Arrozeiros, Raul Borges e a chefe do escritório do EMATER, Sandra Howes, realizaram visitas nas áreas afetadas de lavouras e pastagens.

Segundo levantamentos do chefe do IRGA em Itaqui, o déficit pluviométrico é de 36%, e em decorrência disso, a área plantada de arroz irrigado sofreu uma redução de 5,5% em relação à intenção de plantio. O que representa 658 mil sacas de arroz que deixarão serem colhidas, o equivalente a R$15,8 milhões. Sendo que a perda com a produtividade, chegará aos 12,2% do potencial produtivo das lavouras considerando a área total plantada, o equivalente a R$1.416.060 sacas ou R$34 milhões.

Sandra Howes, ressalta ainda que na pecuária o índice reprodutivo também ficou comprometido devido à falta de pastagens e água no campo.