15/02/2012 | Quarta-feira | 12h57

Lançada Campanha de Implementação do Plano Integrado de Enfrentamento da Feminização da Aids

Objetivo é chamar a atenção dos adultos jovens para a necessidade do uso de preservativo durante as relações sexuais

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Lançamento da campanha ocorreu no gabinete do prefeito

Foto: Juliano Barbosa

A Campanha de Implementação do Plano Integrado de Enfrentamento da Feminização da Aids, iniciada em 1º de dezembro de 2011, Dia Mundial de Luta contra a Aids, foi lançada oficialmente na manhã desta quarta-feira, 15, no gabinete do prefeito.

O objetivo da campanha é chamar a atenção dos chamados adultos jovens para que se divirtam durante a temporada de verão, e especialmente no carnaval, com responsabilidade, ou seja, usando preservativo durante as relações sexuais, seja ele o masculino ou o feminino.

– Cerca de 15 anos atrás, eram 17 homens infectados pelo vírus da Aids para apenas uma mulher em Itaqui. Hoje essa proporção é de quase um por um, informa a coordenadora do Programa DST/HIV/AIDS, da Secretaria de Saúde, Vera Lúcia Escobar.

Segundo ela, são 200 casos de infecção cadastrados na Secretaria, o que representa 0,54% da população itaquiense. A maioria dos contaminados tem idade entre 20 e 24 anos.

– O diagnóstico tardio é o maior causador de mortes no município, pois impede a realização de tratamento e, por consequência, uma vida longa e com qualidade – afirma Vera.

O teste anti-HIV é gratuito e pode ser feito no Centro de Saúde (de segunda a quinta, das 9h às 11h), nas ESFs dos bairros Pró-Morar, Vila Nova e José da Luz (diariamente pela manhã), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS – diariamente pela manhã) e também no interior do município, quando da presença da unidade móvel da Secretaria.

Participam da Campanha de Implementação do Plano Integrado de Enfrentamento da Feminização da Aids as secretarias de Saúde, através do Programa DST/HIV/AIDS, do Trabalho e Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e a Assessoria de Políticas de Gênero.