19/03/2012 | Segunda-feira | 11h22

Escola Osório Braga ganha cinco novas salas de aula e dois banheiros

Inauguração dos prédios ocorre na quarta-feira, 21, às 10h

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Ampliação da escola foi custeada com recursos da prefeitura

Foto: Silvio Mendes

A Secretaria de Educação realiza às 10h da quarta-feira, 21, na localidade de Itaó, solenidade de inauguração dos novos prédios da Escola Municipal de Ensino Fundamental Osório Braga. Construídos pela empresa itaquiense Lara & Rates, vencedora do certame licitatório, as cinco salas de aula e os dois banheiros – masculino e feminino – abrangem uma área de 329,95 m². O valor do investimento foi de R$ 286.303,64, custeado pela prefeitura.

Fundada em 18 de março de 1947, a escola conta com cerca de 200 alunos matriculados na Educação Infantil, nos ensinos Fundamental e Médio – este, realizado em parceria com a Escola Técnica Itaquiense – e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos turnos manhã e tarde. São beneficiados crianças, jovens e adultos moradores de Itaó e das comunidades vizinhas de Bela União, Curuçu, Passo da Cachoeira, Tâmara, Chalé, Sanga Preta e Bororé.

Internet, ar-condicionado, estufa e banda marcial

O educandário possui laboratório de informática com seis computadores conectados à internet, uma estufa onde são produzidas hortaliças – construída em parceria com a Secretaria de Agricultura – e a Banda Marcial Osório Braga, que participa dos desfiles de 7 de Setembro. Em outubro do ano passado, dez aparelhos de ar-condicionado split foram instalados em salas de aula. Todos foram adquiridos com recursos da própria escola, através de promoções realizadas pela direção, CPM e comunidade escolar, como por exemplo, a tradicional festa comunitária, realizada anualmente no mês de julho, e que este ano chega a sua 27ª edição.

Atividades de integração

Em 2011, a Escola Osório Braga sediou as Olimpíadas Rurais – em 2012, será realizada no próximo dia 25 de agosto, na Escola João Matas Solés. E no dia 26 de outubro, o educandário sediará o Encontro de Jovens Rurais, uma espécie de integração das escolas do interior do município, no qual são desenvolvidas diversas atividades culturais e recreativas.

Grupo de convivência

Na escola, que tem na direção a professora Rozelaine Vasconcellos, na vice-direção a professora Zelaine da Silva e na superintendência as professoras Nara Burgo e Adriana Passamani, existe, por meio de uma parceria com a Secretaria do Trabalho e Assistência Social, um grupo de convivência composto por adultos e idosos com idade entre 30 e 70 anos, que desenvolve atividades semanais como tricô, de socialização, entre outras. A coordenação é da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Elenir Garay.