07/03/2012 | Quarta-feira | 10h07

ESF Rio Uruguai promove atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

A mais nova unidade de saúde do município recebeu a visita do prefeito na manhã desta quarta, 7

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito Gil, secretária Eliane e equipe da ESF Rio Uruguai

Foto: Juliano Barbosa

A Estratégia Saúde da Família (ESF) Rio Uruguai, localizada no bairro Cerrinho Dois Umbús – Rua Osvaldo Aranha, 465 –, promove em sua unidade, desde o último dia 1º, uma série de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira, 8. Na ocasião, estão sendo feitos exames preventivos, curativos, de mamas e bucal, testes de HGT (glicose), verificação de pressão arterial, coleta de sangue para o teste de HIV, além de palestras sobre o uso do DIU como método contraceptivo e ligadura tubária.

A mais nova unidade de saúde do município, que atende moradores dos bairros Cerrinho Dois Umbús, Várzea e Ponte Seca, funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h30min. No local, atendem os médicos Augusto Ribeiro (segundas, terças e sextas, a partir das 7h), Arsênio Porto (as quartas, a partir das 13h30min) e Alfonso Vargas (as quintas, a partir das 13h30min). São distribuídas 16 fichas de atendimento por dia. A ESF Rio Uruguai também conta com cinco agentes de saúde.

No início da manhã desta quarta-feira, 7, estiveram na unidade o prefeito Gil Marques Filho, a secretária de Saúde, Eliane Goulart, e a presidente da associação de moradores do bairro, Ilca Figueiredo. Eles participaram, junto com o coordenador da ESF, enfermeiro Fábio Beron, do programa Cruzeiro Repórter, da Rádio Cruzeiro do Sul, que foi transmitido ao vivo do local pelo jornalista Dileu Fernandes.

Apesar de seu funcionamento, a ESF Rio Uruguai ainda não foi inaugurada oficialmente, o que deverá ocorrer até o início do mês de abril, segundo a secretária Eliane. Itaqui conta com outras três ESFs, localizadas nos bairros José da Luz, Vila Nova e Pró-Morar.

<<   |   >>