22/03/2012 | Quinta-feira | 12h48

Gil renova com o Estado e Corpo de Bombeiros é mantido por mais quatro anos em Itaqui

Termo de Convênio foi assinado pelo prefeito na manhã desta quinta, 22

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito Gil assina o Termo de Convênio

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho assinou na manhã desta quinta-feira, 22, no gabinete, Termo de Convênio celebrado entre o Município de Itaqui e o Estado do Rio Grande do Sul – por intermédio da Secretaria da Segurança Pública, com a interveniência da Brigada Militar –, que objetiva a execução dos serviços e cooperação técnica de prevenção e combate a incêndios, buscas e salvamentos, e de atividades de defesa civil na modalidade misto.

Em outras palavras, trata-se da manutenção do Corpo de Bombeiros Misto de Itaqui pelo prazo de 1460 dias – equivalente a quatro anos –, conforme consta no convênio, que passa a vigorar após publicação no Diário Oficial do Estado.

Gil assinou o documento, onde já constam as assinaturas do governador Tarso Genro, do secretário de Segurança, Airton Michels, e do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Roberto de Abreu, nas presenças do tenente Adilson Araújo, comandante da unidade dos Bombeiros da vizinha São Borja, e do sargento Valdemarino do Amaral, comandante da unidade de Itaqui, que possui efetivo de 15 profissionais bombeiros, sendo 12 servidores municipais e três estaduais.

Operação Golfinho

Segundo o sargento Valdemarino, Itaqui foi o único município da região a participar da Operação Golfinho, do Governo do Estado, durante a temporada de verão.

Na ocasião, trabalharam no Balneário Passo do Silvestre, onde foi instalada pela prefeitura uma guarita, dois salva-vidas cedidos pelo 4º Comando Regional de Bombeiros (4º CRB), com sede em Santa Maria.

Durante o período, o deslocamento diário de ambos os profissionais e de um supervisor, da cidade ao balneário, e do balneário à cidade, era feito por um veículo Fiat Siena, de uso exclusivo dos gabinetes do prefeito e da vice, e que fora cedido para os Bombeiros durante a Operação Golfinho.

Valdemarino prometeu, em breve, entregar ao prefeito um relatório da operação.