Notícias

28/03/2012 | Quarta-feira | 15h27

Itaqui obtém Idese de 0,901 em relação à Saúde

Município é o melhor da Fronteira Oeste e o 13º do Estado

Por Juliano Barbosa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Números do Idese 2009 foram divulgados pela Fundação de Economia e Estatística do RS

Números do Idese 2009 foram divulgados pela Fundação de Economia e Estatística do RS
Foto: vilamulher.terra.com.br

A Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE) divulgou em seu site (www.fee.rs.gov.br) os resultados do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) dos municípios, dos Coredes, das microrregiões, das mesorregiões e do Estado do Rio Grande do Sul, referentes ao ano de 2009. Além disso, foram atualizados os dados de 2008.

Segundo os números divulgados, Itaqui figura como o melhor município da Fronteira Oeste quando o assunto é Saúde. Em relação ao Estado, ocupa o significativo 13º lugar. O Idese do município é de 0,901, número considerado alto.

As vizinhas São Borja e Uruguaiana, por exemplo, ocupam, respectivamente, a 261ª e a 269ª colocações no Estado, ambas com Idese de 0,855 no que se refere à Saúde. Livramento ocupa a 166ª posição, com Idese de 0,867. Já Alegrete figura no 479º lugar. O Idese do maior município em extensão territorial do Estado é de 0,812. Depois de Itaqui, o melhor classificado na lista estadual é Rosário do Sul – 87ª colocação e Idese de 0,878.

O que é o Idese?

O Idese é um índice sintético, inspirado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que abrange um conjunto amplo de indicadores sociais e econômicos, classificados em quatro blocos temáticos: Educação; Renda; Saneamento e Domicílios; e Saúde. Tem por objetivo mensurar e acompanhar o nível de desenvolvimento do Estado, de seus municípios e dos Coredes, informando a sociedade e orientando os governos (municipais e estadual) nas suas políticas socioeconômicas.

O Idese varia de zero a um e, assim como o IDH, permite que se classifique o Estado, os municípios ou os Coredes em três níveis de desenvolvimento: baixo (índices até 0,499), médio (entre 0,500 e 0,799) ou alto (iguais ou maiores a 0,800).

O Idese do bloco da Saúde é calculado de acordo com três indicadores: percentual de crianças com baixo peso ao nascer; taxa de mortalidade de menores de 5 anos; e esperança de vida ao nascer (fonte: FEE/Centro de Informações Estatísticas/Núcleo de Produtos Estatísticos).