30/03/2012 | Sexta-feira | 15h06

Prefeito recebe resposta a ofício encaminhado ao DNIT em 2009

Assunto se refere à ponte sobre o rio Ibicuí

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Ponte liga Itaqui a Uruguaiana

Foto: panoramio.com

Na manhã desta sexta-feira, 30, o prefeito Gil Marques Filho recebeu do superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Vladimir Casa, resposta a ofício encaminhado por ele ao órgão em 15 de junho de 2009.

Naquela ocasião, Gil solicitava a Vladimir um estudo sobre a possibilidade de duplicação da ponte sobre o rio Ibicuí, divisa entre os municípios de Itaqui e Uruguaiana. No documento, o prefeito citava os mais de 100 anos da estrutura e suas péssimas condições de trafegabilidade, mas também ressaltava a importância da mesma para a região, pelo fato de servir como principal ponto de passagem para o escoamento da produção gaúcha e nacional para países como Argentina, Uruguai e Chile. Uma única via, justificava Gil, “causa grande perda de tempo e, por consequência, transtorno aos usuários”.

Na resposta ao prefeito, com data do último dia 23 de março, o superintendente informa que há um projeto de uma nova ponte que está sendo licitado em Brasília. Segundo Vladimir, a licitação está em fase de abertura das propostas técnicas. O custo de elaboração é de R$ 4.423.583,78.

Construída no ano de 1888, na altura do km 513 da BR-472, a travessia rodoviária possui 1300 metros de extensão.