27/04/2012 | Sexta-feira | 15h38

Diretor-presidente da Corsan anuncia investimentos para Itaqui

Estação de Tratamento de Esgoto e drenagem da galeria da Vila Mota estão próximos de virarem realidade

Por Juliano Barbosa - MTE 09610

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Arnaldo Dutra, observado pelo prefeito Gil, assina documento que prevê investimentos no município

Foto: Juliano Barbosa

O diretor-presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Arnaldo Dutra, visitou alguns municípios da Fronteira Oeste ao longo desta semana, onde participou de reuniões e assinaturas de obras e projetos. Segundo o dirigente, a região é estratégica para a companhia.

– A Corsan investirá mais de R$ 61 milhões na Fronteira Oeste até 2015, o que vai proporcionar um salto de qualidade de vida para a região – disse Dutra, durante encontro com o prefeito Gil Marques Filho na manhã desta sexta-feira, 27, na prefeitura.

Na ocasião, Gil e Arnaldo assinaram uma ordem de início do projeto da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no valor de R$ 340 mil – a ideia é que a ETE seja construída na Vila Nova, na Coxilha Paraíso. Também foi celebrado convênio para repasse de R$ 1,15 milhão para obra de drenagem pluvial na galeria da Vila Mota. Segundo o diretor-presidente da Corsan, as licitações e início das obras deverão ocorrer ainda este ano.

Ele também informou que o programa de substituição dos 107 km de rede de distribuição de água no município começará a ser executado a partir do próximo mês. Os velhos canos de fibra de amianto serão substituídos por de PVC. Em todo o Estado, serão investidos R$ 33 milhões no programa.

Além disso, Arnaldo Dutra trouxe a boa nova que a Corsan assumirá o tratamento de resíduos sólidos, construindo aterros sanitários regionais em quatro regiões do Estado, sendo a Fronteira Oeste uma delas. Após o anúncio, Gil colocou o município à disposição da companhia.

– Disponibilizo uma área, nem que esta tenha que ser desapropriada, para a Corsan construir o aterro regional em Itaqui – garantiu.

O prefeito ainda falou sobre o acerto em renovar com a estatal por mais 25 anos.

– Em 153 anos de história, Itaqui terá pela primeira vez seu esgoto tratado e sua rede de distribuição de água modernizada. Este é o novo compromisso da Corsan para com os itaquienses. Tenho absoluta certeza que o contrato e seu cronograma de obras serão cumpridos à risca.

Também participaram do encontro o superintendente regional da Corsan, Maximiliano de Moraes, a gerente da unidade local, Selmara Cabreira, o coordenador de Programas e Projetos do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas do RS, Bruno Contursi, entre outras autoridades municipais dos poderes Executivo e Legislativo.