29/05/2012 | Terça-feira | 12h04

Catadores de lixo se reúnem com o prefeito

Trabalhadores estão recebendo assistência do CRAS

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Reunião entre o prefeito, catadores, secretarias de Assistência Social e do Meio Ambiente, e CRAS/Acolher

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho, o secretário do Trabalho e Assistência Social, Cristiano Rheinheimer, o substituto do Meio Ambiente, Maykol Goulart, a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS/Acolher), Cláucia Britto, e a assistente social Tainandria Passos estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 29, com os catadores de lixo que trabalham diariamente fazendo a triagem no lixão.

O encontro, ocorrido no gabinete do prefeito, aconteceu pelo seguinte motivo: está em fase de licitação o processo para contratação de empresa responsável pelo recolhimento do lixo e transporte do mesmo para aterro sanitário.

Em função disso, os catadores estão sendo orientados e informados pelas secretarias do Trabalho e Assistência Social e do Meio Ambiente, e ainda pelo CRAS sobre como proceder quando a empresa estiver efetivamente operando em Itaqui. Eles estão sendo organizados em numa espécie de cooperativa. Futuramente, ganharão botas, luvas e máscaras para desempenharem sua atividade com segurança. O lado social e emocional está recebendo atenção especial da equipe do CRAS, que tem trabalhado a autoestima dos catadores.

Segundo o prefeito, tão logo a empresa vencedora do certame licitatório comece a operar, o lixão será imediatamente desativado, funcionando somente para transbordo e separação do lixo orgânico do reciclável. Sendo assim, o material orgânico será transportado para o aterro sanitário – ainda não se sabe para qual aterro; vai depender da empresa ganhadora. Já o reciclável ficará em Itaqui para ser comercializado – como já ocorre – pelos catadores, que tiram dele seu sustento e de seus familiares.

Uma segunda reunião entre eles e o prefeito deverá ocorrer em breve. Desta vez, participarão os catadores que percorrem as ruas da cidade, de lixeira em lixeira. A ideia, segundo a coordenadora do CRAS, é organizá-los – os do lixão e os da cidade – em dois grupos, mas tendo um só objetivo: dinamizar o serviço, operacionalizando-o de forma ordeira e o mais profissional possível.