10/05/2012 | Quinta-feira | 11h34

Prefeito Gil recebe o secretário estadual Afonso Motta

Construção de pontes e pavimentação de estradas foram os assuntos em pauta

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Gil (D) e Afonso Motta conversam durante a reunião

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho recebeu no início da manhã desta quinta-feira, 10, no gabinete, o secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, e o coordenador de Programas e Projetos da Pasta, Bruno Contursi, que estão em visita a municípios da região desde ontem.

Durante o encontro, a dupla representante do governo do Estado informou que os R$ 573 mil que estavam trancados no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS) desde dezembro do ano passado, foram liberados para que a empreiteira responsável inicie imediatamente as obras de recuperação do asfalto do Acesso Sul a Itaqui.

Afonso e Bruno também disseram que permanecem em contato com as autoridades do DAER-RS para gestionar a liberação de recursos para o andamento das obras de pavimentação da RS-529, que liga Itaqui a Maçambará, e os R$ 30 milhões necessários para a continuidade da RS-566, que liga Itaqui a Alegrete. Segundo as autoridades, R$ 100 milhões estão previstos para serem investidos na Fronteira Oeste em saneamento básico e recuperação e pavimentação de estradas.

Já Gil solicitou a Afonso Motta que assuma o compromisso de viabilizar junto às autoridades competentes a construção de pontes sobre o rio Ibicuí, nas divisas entre Itaqui e Uruguaiana e Itaqui e Alegrete – esta última, reduziria em aproximadamente 100 km a viagem até Porto Alegre; sobre o rio Itu, na divisa entre Itaqui e Manoel Viana; e sobre o rio Uruguai, que separa Itaqui da argentina Alvear.

– São investimentos que visam o desenvolvimento não só de Itaqui, mas de toda a região – justificou o prefeito.

O secretário Motta, por sua vez, respondeu que trabalhará para que seja realizada uma interiorização do governo do Estado em Itaqui após as eleições de outubro.

– Daí poderemos promover um debate em torno dessas questões – disse, referindo-se ao pleito da construção de pontes.

Também participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores, Lauro Hendges, secretários e assessores do governo, e imprensa.