29/06/2012 | Sexta-feira | 11h30

Gil e Claudete conhecem os caminhões que farão o recolhimento do lixo a partir de julho

Prefeito e vice também conheceram o plano de coleta estabelecido pela Ansus

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Elton mostra os caminhões ao prefeito Gil e à vice Claudete

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho e a vice Claudete Machado conheceram na manhã desta sexta-feira, 29, os dois caminhões que farão o recolhimento do lixo em Itaqui a partir de julho. Gil e Claudete tiveram a companhia do proprietário da Ansus Coleta de Resíduos, responsável pela prestação do serviço, Elton Tomazetti. Os veículos, com capacidade de 15 m³, são equipados com compactador, sistema de coleta e armazenamento de chorume.

– Estamos entrando em uma nova era, com a profissionalização do serviço em Itaqui – destacou o prefeito.

Em média, são geradas 15 toneladas/dia de lixo no município, o que equivale a 450 toneladas/mês. O montante recolhido será transportado semanalmente para um aterro sanitário localizado em Giruá, distante 300 km de Itaqui. O transporte será feito por uma carreta com caçamba com capacidade de 60 m³.

A Ansus, vencedora da Concorrência Pública nº 001/2012, também presta serviço nas cidades de Cruz Alta, Livramento, São Gabriel e Dom Pedrito. Com sede em Santa Maria, a empresa, que firmou contrato com a prefeitura no último dia 20 para prestação de serviço de coleta, transporte e disposição final de resíduos sólidos, montará escritório na cidade. O contrato é válido até dezembro de 2012, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses.

Vale lembrar que o atual local onde o lixo é depositado, em área localizada no Acesso Sul a Itaqui, será desativada, funcionando somente para transbordo e separação do lixo orgânico – que será levado para Giruá – do reciclável, que ficará em Itaqui para ser comercializado pelos catadores, que tiram dele seu sustento e de seus familiares.

Confira abaixo o Plano de Coleta* estabelecido pela Ansus, que começa a operar nos próximos dias, tão logo seja concluído o processo de contratação e treinamento de pessoal.

> Bairro Centro (coleta diária, de segunda a sábado, das 19h às 23h)
> Bairros Cohab, Dr. Ayub e José da Luz (segundas, quartas e sextas, das 6h às 14h)
> Bairros Ponte Seca, Cidade Alta e Capelinha (segundas, quartas e sextas, das 15h às 19h)
> Bairros 24 de Maio, Cafifas, Chácara, Pró-Morar e vilas Nova e União (terças, quintas e sábados, das 6h às 14h)