05/06/2012 | Terça-feira | 15h47

Gil e Claudete se reúnem com professoras e o Sindserpi

Na pauta, pagamento das diferenças salariais dos educadores do Nível 1

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Reunião entre o prefeito, a vice, professoras e o Sindserpi

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho e a vice Claudete Machado receberam no gabinete, na manhã desta terça-feira, 5, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Itaqui (Sindserpi), Valnir Messa, e uma representação de professoras do Nível 1 da rede municipal de ensino.

Na oportunidade, foi entregue aos chefes do Executivo um ofício no qual é solicitado que seja feito levantamento individual para pagamento proporcional das diferenças salariais entre o valor definido pela Lei Federal nº 11.738/08 – que instituiu o piso nacional para os profissionais do magistério público da educação básica – e o recebido pelos professores municipais nos anos de 2009, 2010 e 2011.

Segundo levantamento feito pelo Sindserpi, em 2009, o piso nacional era de R$ 950,00 para jornada de trabalho de 40 horas semanais. Em Itaqui, para 20 horas, o valor equivalia à metade, ou seja, R$ 475,00. Durante o período, os professores do Nível 1 recebiam R$ 415,64 mensais. Já em 2010, o piso subiu para R$ 1.024,00, o correspondente a R$ 512,00 no município. Desse valor, os professores recebiam R$ 461,93. E no ano passado, o piso nacional foi para R$ 1.187,00, o equivalente a R$ 593,50 para 20 horas semanais de trabalho em Itaqui. E o valor pago foi de R$ 494,26 mensais.

– Entendemos que existe a dívida e queremos negociá-la. Para tanto, precisamos estudar caso a caso para termos conhecimento do montante – disse o prefeito, que designou a vice-prefeita para acompanhar o caso.

No documento entregue às autoridades, foi solicitada a conclusão do levantamento em um prazo de 30 dias. O prefeito achou pouco tempo e solicitou 60 dias, o que de imediato foi aceito pelas professoras e pelo presidente do sindicato.