04/06/2012 | Segunda-feira | 17h30

Governo gaúcho anuncia conjunto de ações para a Fronteira Oeste durante interiorização em Itaqui

Município sediou evento na última sexta-feira, no Ginásio Castelão

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito Gil e governador Tarso conversam durante a interiorização

Foto: Juliano Barbosa

Itaqui sediou na última sexta-feira, 1º, a 16ª edição da Interiorização do Governo do Estado. O evento, ocorrido no Ginásio Castelão, foi marcado pelo anúncio de um conjunto de ações, programas e investimentos em diversas áreas, além da prestação de informações referentes à região da Fronteira Oeste.

O governador Tarso Genro lembrou que esses encontros servem para que o Executivo preste informações a partir das demandas já encaminhadas pelas comunidades ao Poder Público estadual, podendo, assim, projetar futuras ações de âmbito regional. Tarso valorizou o 'contato direto' do Governo com as comunidades, "para que suas decisões estejam de acordo com as necessidades regionais e com aquilo que o povo da região pretende para o seu futuro".

O chefe do Executivo gaúcho também ressaltou que a escolha da Fronteira Oeste para a 16ª Interiorização demonstra a prioridade do Governo em combater as desigualdades regionais. Esta foi a terceira realizada na região – Santana do Livramento e São Borja sediaram os eventos anteriores. Os municípios de Uruguaiana e Alegrete receberam também duas edições dos Encontros para o Desenvolvimento.

O prefeito Gil Marques Filho, que recebeu o governador na prefeitura acompanhado da vice-prefeita Claudete Machado, e sob a execução de diversas composições pelas bandas Municipal e Marcial da Escola Municipal Prof.ª Ulisséa Lima Barbosa, disse que a presença do Governo do Estado em Itaqui é um ato histórico.

– São boas notícias para a nossa região – afirmou o prefeito, apesar de considerar que as demandas da cidade dependem mais da União do que do Estado, como no caso da ponte internacional Itaqui/Alvear e do comércio de fronteira.

Investimentos

Os anúncios contemplaram setores como saneamento, habitação, infraestrutura, educação, saúde e segurança pública. Na área de saneamento, a Corsan anunciou investimentos de R$ 61 milhões até 2015. As obras permitirão que, dentro de três anos, Itaqui e Alegrete alcancem um índice de 50% no tratamento de esgoto. Já os municípios de Quaraí e Barra do Quaraí poderão universalizar este serviço, chegando a 90% e 100% de esgoto tratado, respectivamente.

Também foi anunciada a liberação de R$ 1,2 milhão, entre verbas do Governo Federal com contrapartida do Estado, para a construção de 180 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida. Na área de Infraestrutura e Logística, o valor investido chega a R$ 61,3 milhões em obras viárias e de infraestrutura energética.

A Secretaria Estadual de Educação informou que R$ 1,6 milhão foram liberados para obras em escolas e instituições de ensino localizadas em Itaqui, Alegrete, Barra do Quaraí, Manoel Viana e Uruguaiana. Para a área da Segurança Pública, foram anunciados R$ 6,5 milhões para melhorias em penitenciárias e na estrutura da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. A Secretaria da Saúde anunciou o pagamento de R$ 12 milhões para hospitais públicos e filantrópicos e a liberação de recursos da Consulta Popular.

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social também anunciou, para 2012, a oferta de mais de 2,5 mil vagas nos municípios da Fronteira Oeste para cursos profissionalizantes realizados pelo Pacto pela Educação. A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres lançou a Cartilha da Lei Maria da Penha, com o objetivo de conscientizar a população gaúcha para o combate à violência doméstica e familiar.

Convênios

A Interiorização também foi marcada pela assinatura de um contrato de financiamento no valor de R$ 595 mil entre o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Vinícola Campos de Cima. Os recursos permitirão a instalação de uma unidade em Itaqui com capacidade de processar a uva produzida nos 15 hectares da empresa em Maçambará. Atualmente, o processo de produção de vinhos é terceirizado e o produto é enviado para a Embrapa de Bento Gonçalves e outras vinícolas parceiras.

Outros documentos assinados em Itaqui preveem financiamentos no valor total de R$ 51,7 milhões entre o Badesul, produtores rurais e agroindústrias da região para ações de fortalecimento da atividade do agronegócio no Estado.

Almoço em CTG e discurso na FeirArroz

O governador Tarso Genro e sua comitiva almoçaram no CTG Cristóvão Pereira de Abreu. Sentado entre o prefeito Gil e o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), na mesa onde também estavam, entre outros, a primeira-dama do município, Adília Marques, o secretário de Agricultura do RS, Luiz Fernando Mainardi, e os prefeitos Sanchotene Felice (Uruguaiana), Mariovane Weis (São Borja) e Aldérico Copatti (Maçambará), o governador saboreou um cardápio tipicamente da região, composto por carreteiro de charque, feijão, pucheiro, dobradinha, pirão, pão e salada variada.

Após o almoço, Tarso se dirigiu, na companhia do prefeito Gil, ao Parque do Sindicato Rural de Itaqui e Maçambará, onde participou da solenidade de abertura da FeirArroz 2012 – Feira de Negócios do Arroz da Fronteira Oeste. Lá, fez um discurso aos produtores e participantes da feira. Em seguida, se despediu e retornou a Porto Alegre onde participaria de outros compromissos agendados para o final da tarde.

Fonte: site do Governo do Estado

*Veja mais fotos no link Álbum de Imagens