Notícias

13/06/2012 | Quarta-feira | 12h26

Secretaria de Saúde realiza no sábado vacinação contra a paralisia infantil

Devem ser imunizadas crianças menores de cinco anos

Por Juliano Barbosa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Cartaz da campanha

Cartaz da campanha
Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, realiza neste sábado, 16, em todo o país, vacinação contra a paralisia infantil para crianças menores de 5 anos.

Em Itaqui, a Secretaria de Saúde estará vacinando, das 8h às 17h, no Centro de Saúde e nas ESFs Vila Nova, Pró-Morar, José da Luz e Rio Uruguai. Já os postos dos bairros Chácara e Cafifas estarão abertos das 8h às 12h. A Rede Vivo também contará com um ponto de vacinação, que funcionará das 12h às 17h.

No interior do município, a vacinação acontecerá nas seguintes localidades: Tuparay (terça-feira, 19, de manhã e à tarde); Itaó e Curuçú (quarta-feira, 20, das 8h30min às 11h30min); Ibicuí (quinta-feira, 21, das 8h30min às 11h30min, com a unidade móvel); São Donato/Escola João Matas Solés (quinta-feira, 21, à tarde) e Rincão dos Pata/Escola Dorsolina Alves (sexta-feira, 22, das 14h às 17h).

É necessário que os pais levem a caderneta de vacinação.

Doença

Poliomielite, pólio ou paralisia infantil é uma doença contagiosa que atinge o sistema digestivo e se expande ao sistema nervoso e pode causar paralisia e deformações no corpo. A enfermidade atinge, principalmente, crianças com até 5 anos.

O vírus da doença se desenvolve na garganta ou nos intestinos e se espalha pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o micro-organismo paralisa músculos respiratórios ou de deglutição.

Último registro

O último caso da doença registrado no país foi em 1989, na Paraíba. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. De acordo com o Ministério, não existe tratamento para a pólio e a única prevenção é a vacina.

Entre 2007 e 2011, 35 países registraram casos de poliomielite. Afeganistão, Nigéria e Paquistão ainda são países considerados endêmicos, ou seja, a doença ainda se propaga de forma continuada.