Notícias

13/07/2012 | Sexta-feira | 11h22

Agricultura, Meio Ambiente, Urbanos e Planejamento se reúnem para tratar sobre poda e corte de árvores

Serviço passará a ser prestado pela Secretaria da Agricultura

Por Juliano Barbosa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Solicitação de poda em passeio público deverá ser agendada na Secretaria do Meio Ambiente

Solicitação de poda em passeio público deverá ser agendada na Secretaria do Meio Ambiente
Foto: Juliano Barbosa

As secretarias da Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Urbanos e a Assessoria de Planejamento reuniram-se na manhã desta sexta-feira, 13, para definir algumas questões referentes à poda e corte de árvores em passeio público e no interior de estabelecimentos particulares.

E o resultado desse encontro foi o seguinte: a partir de agora, não é mais necessário protocolar na prefeitura solicitação de poda em passeio público. Basta agendar o serviço diretamente na Secretaria do Meio Ambiente, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, no Centro Administrativo II (Rua Independência, 506, 2º andar), e atende pelo fone (55) 3433-6856 ou ainda pelo e-mail ambiental@itaqui.rs.gov.br.

Já para o corte de árvore, também em passeio público, continua sendo obrigatório protocolar a solicitação, com justificativa da necessidade da execução do serviço, o que gerará abertura de processo para análise do órgão competente, ou seja, do Meio Ambiente.

Em relação à prestação do serviço no interior de estabelecimento particular, é necessário protocolar a solicitação tanto para poda quanto para corte. Neste caso, o solicitante deverá comprovar a urgência do serviço. A Secretaria do Meio Ambiente também fará uma avaliação prévia no local.

E, por fim, ficou definido que o serviço de poda e corte de árvore, que até então era prestado pela Secretaria de Serviços Urbanos, passará a ser de responsabilidade da Secretaria da Agricultura a partir da próxima segunda-feira, 16. Ou seja, o serviço é agendado no Meio Ambiente ou autorizado pelo mesmo, no caso de corte – com expedição de alvará –, e este repassa as informações para a Agricultura executá-lo.