05/07/2012 | Quinta-feira | 16h16

Empresa terceirizada pela prefeitura começa a recolher o lixo em novos horários

Trabalho começou na segunda-feira, 2

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Coletores com a mão na massa

Foto: Juliano Barbosa

Vencedora da Concorrência Pública nº 001/12, a Ansus Coleta de Resíduos, que firmou contrato com a prefeitura no dia 20 de junho para prestação de serviço de coleta, transporte e disposição final de resíduos sólidos, começou a operar na última segunda-feira, 2.

Para tanto, está sendo utilizado no recolhimento do lixo um caminhão com volume de 15m³, equipado com compactador, sistema de coleta e armazenamento de chorume – a empresa dispõe de outro veículo com as mesmas características, mas que ainda não foi utilizado. Operam o caminhão um motorista e três coletores.

Em média, são geradas 15 toneladas/dia de lixo no município, o que equivale a 450 toneladas/mês. O montante recolhido está sendo transportado para um aterro sanitário localizado em Giruá, distante 300 km de Itaqui – as viagens ocorrerão de quatro a cinco vezes por semana. O transporte é feito por uma carreta com caçamba com volume de 60m³.

Antes, porém, acontece o transbordo, realizado na área localizada no Acesso Sul, onde antes o lixo era depositado. No local, os catadores separam o resíduo orgânico – que é levado para Giruá – do reciclável, que fica em Itaqui para ser comercializado pelos catadores, que tiram dele seu sustento.

A Ansus também presta serviço nas cidades de Cruz Alta, Livramento, São Gabriel e Dom Pedrito. Com sede em Santa Maria, a empresa montará escritório em Itaqui. O contrato firmado com o município é válido até dezembro de 2012, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses.

Confira abaixo o plano de coleta estabelecido pela empresa:

> Bairro Centro (coleta diária, de segunda a sábado, das 19h às 23h)
> Bairros Cohab, Dr. Ayub e José da Luz (segundas, quartas e sextas, das 6h às 14h)
> Bairros Ponte Seca, Cidade Alta e Capelinha (segundas, quartas e sextas, das 15h às 18h)
> Bairros 24 de Maio, Cafifas, Chácara, Pró-Morar e vilas Nova e União (terças, quintas e sábados, das 6h às 14h)
> Bairros Cerrinho Dois Umbús, Várzea, Ênio Sayago e Estação (terças, quintas e sábados, das 15h às 18h)