29/08/2012 | Quarta-feira | 12h37

Empresa espanhola quer o lixo de Itaqui para gerar energia

Usina geradora seria instalada em Uruguaiana

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito Gil ficou de analisar a proposta apresentada pela empresa

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 30, no gabinete, com os representantes da empresa espanhola Inverjuvi & Asociados, Victor Hugo Jerez, Joaquim do Espírito Santo e Rodrigo Latorre. Também participaram o secretário municipal da Fazenda, Hamilton Berro, e o secretário substituto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Maykol Goulart.

A empresa pretende instalar em Uruguaiana uma usina geradora de energia elétrica, utilizando como matéria-prima resíduos sólidos (lixo doméstico). Para gerar de 14 a 16 megawatts/hora de energia, a usina precisaria de cerca de 250 toneladas/dia de lixo. E para chegar a esse número, seriam necessários, pelo menos, os resíduos de Uruguaiana, Itaqui, Alegrete, Quaraí, Barra do Quaraí e Santana do Livramento – Itaqui e Uruguaiana foram as únicas cidades até então visitadas pelos representantes da empresa; as demais foram contatadas.

A Inverjuvi & Asociados, com sede em Valência (ESP), é composta por 130 empresas, entre elas a Greene Soluções Ambientais, que trabalha com resíduos sólidos. Segundo informaram seus representantes, o custo de instalação da usina giraria em torno de R$ 200 milhões.

O prefeito Gil mostrou interesse no projeto e ficou de analisar a proposta apresentada pela empresa.