20/08/2012 | Segunda-feira | 10h43

Itaqui participará do 9º Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids

Município será representado pelo Programa DST/Aids, da Secretaria de Saúde

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Bloco abre anualmente os desfiles das escolas de samba do Carnaval de Rua de Itaqui

Foto: Juliano Barbosa/Arquivo Ascom PMI

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa DST/Aids, participará em São Paulo, entre os dias 28 e 31 de agosto, no Anhembi, do 9º Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids, que reunirá países da América Latina e do Caribe.

O evento tem por objetivo contribuir para o fortalecimento dos sistemas de saúde e redes comunitárias; para o enfrentamento dos contextos de vulnerabilidade; e para a inovação e sustentabilidade. Na ocasião, serão realizadas oficinas, mesas-redondas e conferências.

Dos muitos trabalhos brasileiros, argentinos, cubanos, mexicanos e de outras nacionalidades selecionados para apresentação durante o congresso, um deles é o itaquiense 'Bloco Camisildos', que será apresentado pela bioquímica Vera Schneider, coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, e pela funcionária Jucemar Freitas.

O 'Bloco Camisildos' participa anualmente do Carnaval de Rua de Itaqui, abrindo na primeira noite os desfiles das escolas de samba, unindo funcionários, pacientes e gestores, ao mesmo tempo em que expõe o programa à comunidade, tornando-o mais acessível por meio da diminuição do preconceito.

– Nos divertimos promovendo algo muito sério, a prevenção à Aids – ressalta a coordenadora Vera.