02/08/2012 | Quinta-feira | 12h11

Município recebe respostas sobre ofícios encaminhados à Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado

Uma é sobre as obras da ERS-529 e a outra sobre a construção de uma ponte no Passo da Cachoeira

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Travessia sobre o rio Itu, no Passo da Cachoeira, é feita por uma balsa

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho encaminhou dois ofícios ao secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Beto Albuquerque. O de número 0202-12, solicita apreciação e intermediação junto aos órgãos competentes da conclusão do asfaltamento da ERS-529, que liga Itaqui a Maçambará.

Já o de número 0204-12, refere-se à construção de uma ponte sobre o rio Itu, na localidade do Passo da Cachoeira, divisa entre Itaqui e Manoel Viana. Ambos foram respondidos pelo chefe de gabinete, Lauro Hagemann, por solicitação do secretário Beto.

Sobre a ERS-529, Lauro Hagemann informa, conforme Ofício nº 721, que a conclusão da rodovia, entre Maçambará e o entroncamento da BR-472, com extensão de 38,97 km, encontra-se em obras, através do contrato AJ/CD/115/10, celebrado com a empresa ICCILA, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2012. Ele ainda cita que a obra encontra-se com drenagem, obras de arte correntes e terraplenagem concluídas. Segundo seu relato, na pavimentação foram executados 36,4 km de macadame, 15 km de base de brita graduada e 9,5 km de tratamento superficial duplo.

Em relação à ponte do Passo da Cachoeira, o chefe de gabinete diz, conforme Ofício nº 722, que por tratar-se de rodovia municipal, a execução da obra depende de convênio a ser celebrado entre e prefeitura e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). Lauro conclui o ofício orientando o município a encaminhar o pedido de formalização de convênio à 9ª Superintendência Regional do DAER, localizada em Alegrete. Segundo o prefeito, isto já está sendo providenciado.

– Inclusive, há um projeto da ponte pronto. Ele foi feito ainda no governo de Yeda Crusius – ressalta Gil.