01/08/2012 | Quarta-feira | 11h44

Secretário de Cultura do RS visita Itaqui

Assis Brasil conhece o Prezewodowski e o prédio do antigo Mercado Público

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Assis Brasil é recebido na prefeitura pela vice-prefeita Claudete e pelo secretário Marcos

Foto: Juliano Barbosa

Depois de Uruguaiana, foi a vez de Itaqui receber na manhã desta quarta-feira, 1º, a visita do secretário de Cultura do Estado, Luiz Antonio de Assis Brasil, que foi recebido na prefeitura pela vice-prefeita Claudete Machado e pelo secretário municipal de Cultura, Marcos dos Santos.

Na ocasião, Assis Brasil sugeriu a criação do Conselho, do Plano e do Fundo municipais de Cultura. O 'CPF', assim chamado por ele, habilita o município a obter recursos federais e estaduais para execução de seus projetos de cultura. Segundo Marcos dos Santos, o 'CPF' está sendo providenciado.

– Já criamos o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (COMPHAC) e estamos integrados ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) – informou Marcos ao secretário Assis Brasil.

O COMPHAC é um órgão colegiado de assessoramento da Administração Municipal na orientação, planejamento, interpretação e julgamento de assuntos referentes ao patrimônio histório, artístico e cultural locais. Já o SNC se constitui num instrumento de articulação, gestão, informação, formação, fomento e promoção de políticas públicas de cultura com participação e controle da sociedade civil.

A vice-prefeita falou ao secretário Assis Brasil sobre as atividades culturais realizadas no município, com a manutenção e execução anual de eventos como o Festival Itaquiense de Teatro Amador, a Casilha da Canção Farrapa, o Dança Comigo Itaqui, o Festival de Músicas para o Carnaval, a Semana Farroupilha, entre outros.

– Também mantemos um intercâmbio cultural com a cidade argentina de La Cruz, através do Projeto Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira, que objetiva integrar de diversas formas alunos e professores da nossa rede de ensino com estudantes e educadores do país vizinho – explicou Claudete.

No encerramento, Assis Brasil foi presenteado pela vice-prefeita com um souvenir de Itaqui – foi entregue ao secretário um pequeno prato com uma pintura da Casilha do Porto, primeira instalação aduaneira do município, localizada às margens do rio Uruguai. Logo após, o secretário visitou o Teatro Prezewodowski, o prédio do antigo Mercado Público Municipal – tombado em 2009 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) –, além do Cais do Porto, de onde pôde observar o tráfego intenso de caminhões de carga na Aduana Federal e a imponente construção histórica da Casilha do Porto.

<<   |   >>