12/09/2012 | Quarta-feira | 11h39

Ouvidoria Municipal está sob a coordenação de uma servidora efetiva

Taís Lopes Carvalho passou no último concurso realizado pela prefeitura

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Taís atende a uma ligação feita para a Ouvidoria

Foto: Juliano Barbosa

Criada pela Lei Municipal nº 3.450/2009, a Ouvidoria Municipal está há cerca de duas semanas sob a coordenação da servidora Taís Lopes Carvalho.

Taís passou no concurso público realizado pela prefeitura no último mês de abril para o cargo de agente administrativo, sendo nomeada no final de agosto. Com 26 anos de idade e formada em Administração de Empresas na Urcamp/São Borja, a jovem é deficiente visual de nascença.

– Estou curtindo muito essa experiência pelo fato de conhecer pessoas novas e poder ajudar a cidade. Além do mais, o trabalho está fluindo sem transtorno algum – diz a ouvidora.

Taís atende a ligação e memoriza o que lhe foi dito. Depois, alabora um texto no computador para, no final do expediente, imprimir tudo o que foi escrito e entregar ao assessor especial de Gabinete, Isaac Mendel. A ouvidora também vem acompanhando as demandas para, no final do mês, entregar um relatório ao prefeito.

A jovem servidora utiliza um netbook que possui um programa que transforma o texto digitado em áudio. O aparelho portátil não possui teclas em braile. Para poder utilizá-lo, Taís realizou um curso de digitação e informática onde aprendeu a digitar memorizando o posicionamento das teclas.

O serviço

A Ouvidoria Municipal é um serviço de atendimento à população que tem como atribuições ouvir, acompanhar e encaminhar críticas, denúncias, reclamações, elogios, sugestões e solicitações de serviços e atendimentos a todos os órgãos e setores da administração do município, servindo como um canal de comunicação entre a prefeitura e a comunidade.

Para tanto, basta ligar para 0800-645-2520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. A ligação é gratuita.