12/12/2012 | Quarta-feira | 09h02

Uruguaiana e Itaqui fecham com empresa espanhola para destinação final de resíduos sólidos

Contratos serão assinados nesta quinta-feira, às 15h, em Uruguaiana

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Maykol fala sobre o interesse de Itaqui durante a reunião

Foto: Juliano Barbosa

Em reunião realizada nesta terça-feira, 11, na prefeitura de Uruguaiana, ficou definido que na quinta-feira, às 15h, será assinado contrato entre o município de Uruguaiana e a empresa espanhola Inverjuvi & Asociados, que construirá na cidade vizinha uma usina geradora de energia a partir da gaseificação de resíduos sólidos – lixo doméstico – e casca de arroz.

O secretário substituto do Meio Ambiente, Maykol Goulart, participou do encontro, já que Itaqui também assinará contrato com a empresa. O município irá disponibilizar seus resíduos para os espanhóis, que o utilizarão na usina. A reunião teve a coordenação do prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, e ainda contou com as presenças do prefeito eleito, Luiz Augusto Schneider, do secretário municipal de Planejamento, José Alberto Leal, e de representantes da Inverjuvi & Asociados, das indústrias Zaeli e Ceratti, da CAUL, da Associação das Indústrias de Arroz de Uruguaiana, entre outros.

Segundo um dos representantes da empresa espanhola, Victor Hugo Jerez, para gerar de 14 a 16 megawatts/hora de energia, conforme proposto, a usina necessitaria de cerca de 250 toneladas/dia de lixo e casca de arroz. Somando os resíduos sólidos de Uruguaiana (85 toneladas/dia) e de Itaqui (25 toneladas/dia), mais 120 toneladas de casca de arroz de indústrias que já se dispuseram a participar do empreendimento, segundo o prefeito Felice, hoje estariam disponíveis para abastecer a usina, diariamente, 230 toneladas – entre resíduos sólidos e casca de arroz.

Felice desapropriou uma área de cinco hectares para construção da usina – a doação do terreno foi a única solicitação da Inverjuvi, que dispensou incentivos fiscais para instalar-se na cidade. A área está localizada às margens da BR-290, na saída para Alegrete. A planta deverá estar pronta no final de 2013. O prazo para início das operações é janeiro de 2014.

A Inverjuvi & Asociados, com sede em Valência (ESP), é composta por 130 empresas, entre elas a Greene Soluções Ambientais, que trabalha com resíduos sólidos. O custo de instalação da usina geradora de energia giraria em torno de R$ 200 milhões.