30/01/2013 | Quarta-feira | 16h34

Sindserpi reivindica aumento salarial dos servidores e equiparação do piso do magistério ao nacional

Prefeito explica, que os atuais 52,67% de comprometimento com a folha o impedem, no momento, de atender a solicitação

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito e servidores durante a reunião

Foto: Juliano Barbosa

Uma representação de servidores e professores municipais, liderados pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Itaqui (Sindserpi), Valnir Messa, esteve reunida com o prefeito Gil Marques Filho, na manhã desta quarta-feira, 30, para solicitar 23% de aumento aos servidores e equiparação do piso municipal ao piso nacional proporcional do magistério, de 20 horas semanais de trabalho, que é de R$ 783,50 – atualmente, o município paga R$ 711,21.

Durante a reunião, ocorrida no gabinete, os servidores ouviram do prefeito, que teve a companhia da secretária municipal da Fazenda, Sandra Krahn, e do secretário municipal de Captação de Recursos, Hamilton Berro, que a reivindicação não poderá ser atendida. Segundo o chefe do Executivo, no momento, 52,67% da receita do município está comprometida com o pagamento da folha salarial dos servidores.

– Ultrapassamos o limite prudencial que é de 51,03% de comprometimento com a folha. Com isso, há uma série de vedações que nos são impostas pelo Tribunal de Contas, como por exemplo, a impossibilidade de conceder aumento. Portanto, agora, o máximo que podemos fazer, e que nos é permitido, é conceder reposição salarial – explicou o prefeito, que completou lembrando que em seu primeiro mandato concedeu 32% aos servidores, entre correção e ganho real.

Os municípios brasileiros são apontados pelos Tribunais de Contas dos Estados se ultrapassam o limite máximo de 54% do que arrecadam com pagamento de folha salarial.

Nova reunião acontecerá em fevereiro. Segundo o prefeito, todos os servidores municipais, inclusive professores, ganharão reposição salarial – a data base é 1º de fevereiro.