22/02/2013 | Sexta-feira | 11h18

Realizada primeira reunião para estudos sobre a viabilidade de Ponte entre Brasil-Argentina

Termo de referência deverá ser apresentado em até 230 dias

Por Dariéle Talhaferro

imprensa@itaqui.rs.gov

Tratativas sobre as novas travessias tiveram início em 2000, ao ser aprovado o acordo binacional de construção das pontes

Foto: Divulgação/internet

Após ser autorizado o começo dos estudos sobre a viabilidade técnica, econômica e ambiental das pontes que ligarão Brasil à Argentina, iniciaram-se as reuniões para a execução dos trabalhos.

Durante reunião realizada na última quarta-feira, 20, foi apresentado o consórcio binacional que realizará os estudos. A equipe é formada pelas empresas Iatesa, Atec, Grimaux e Ballcons/UTE -única empresa brasileira que constitui o grupo-, que na ocasião apresentaram seu plano de trabalho.

Estiveram presentes na reunião o prefeito em exercício, Celso de Moraes, o chefe de gabinete Daltro Fogaça Bernardes, a secretária do Meio Ambiente, Ilca Figueiredo e o presidente da Câmara de Vereadores, Éber Escobar, entre outras forças políticas e classistas itaquienses.

A partir destes estudos serão definidos a quantidade de pontes a serem construídas, a(s) localidade(s) que receberão o empreendimento e, também, e a forma de execução da(s) obra(s).

Itaqui é uma das três cidades gaúchas cotadas a receberem a ponte, juntamente com Porto Xavier e Porto Mauá.