Notícias

28/03/2013 | Quinta-feira | 15h21

Equipe do Ouro Doce participa de aula prática para alunos de Agronomia da Unipampa

Na ocasião, foi feita uma demonstração da técnica de enxertia em citros

Por Juliano Barbosa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Juan e Elves (4° e 5°, da esq. pra dir.) posam entre os alunos durante a aula prática do curso de Agronomia

Juan e Elves (4° e 5°, da esq. pra dir.) posam entre os alunos durante a aula prática do curso de Agronomia
Foto: Divulgação/Sec. Mun. da Agricultura

Na terça-feira, 26, no campus local da Unipampa, a equipe do Projeto Ouro Doce, da Secretaria Municipal da Agricultura, participou de uma aula prática para uma turma do curso de Agronomia da universidade.

Durante a aula, ministrada pelo professor adjunto (Fisiologia Vegetal e Fruticultura) Juan Saavedra del Aguila, que também é coordenador do curso de Agronomia, o funcionário da Secretaria Municipal da Agricultura e integrante da equipe do Ouro Doce, Elves de Souza, fez uma demonstração aos alunos da técnica de enxertia em citros.

Utilizada no viveiro municipal, a técnica de enxertia consiste na união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto (garfo) e o porta-enxerto (cavalo). O garfo, cavaleiro ou enxerto é a parte de cima, que vai produzir os frutos da variedade desejada e o cavalo ou porta-enxerto é o sistema radicular, que tem como funções básicas o suporte da planta, fornecimento de água e nutrientes e a adaptação da planta às condições do solo, clima e doenças. O seu desenvolvimento é rápido, o que facilita a reconstituição de um plantio perdido por pragas. É uma forma de reprodução assexuada (fonte: Wikipédia).

Fonte: Secretaria Municipal da Agricultura