27/03/2013 | Quarta-feira | 12h25

GTAI entrega relatório de atendimento às famílias das vítimas da Kiss durante reunião em Santa Maria

Grupo é formado pelas secretarias municipais do Trabalho e Assistência Social, Saúde e Educação

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Miguel entrega o relatório ao presidente da AVTSM, Adherbal Ferreira

Foto: Divulgação/Sec. Mun. do Trabalho e Assistência Social

O coordenador do Grupo de Trabalho Assistencial de Itaqui (GTAI), o secretário substituto da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, Miguel Araújo, entregou durante reunião de trabalho realizada na última quinta-feira, 21, no Centro Administrativo da Prefeitura de Santa Maria, o relatório de atendimento prestado às famílias itaquienses de vítimas e também de sobreviventes da tragédia na boate Kiss.

A entrega foi feita ao presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Adherbal Ferreira, e a representantes do Departamento de Assistência Social (DAS) do Estado. Eles puderam conferir o protocolo executado pela equipe volante da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, que monitora e assiste, juntamente com as secretarias municipais da Saúde e da Educação, as nove famílias itaquienses envolvidas no desastre.

O encontro serviu para os titulares e representantes de secretarias de Assistência Social de municípios que tiveram famílias envolvidas no evento avaliarem o trabalho realizado até o momento, principais dificuldades enfrentadas, além de compartilhar informações para que o atendimento às famílias e sobreviventes seja eficaz e padronizado.

Em uma breve explanação, Miguel Araújo falou sobre o atendimento prestado às famílias. Ele destacou o trabalho das assistentes sociais, que receberam uma capacitação da Cruz Vermelha, e elogiou os profissionais das secretarias municipais da Saúde e da Educação.

Segundo Miguel, em um segundo momento o GTAI estará realizando um trabalho de integração do grupo com os órgãos policiais e representativos da comunidade, com o intuito de formar o Serviço de Comando de Operação (SCO), que irá atuar em situações de desastres e vulnerabilidades no município.

Pela sua atuação destacada, o coordenador do GTAI foi convidado para integrar a equipe de trabalho que representará o Estado durante a apresentação de reivindicações dos envolvidos na tragédia junto ao Ministério do Desenvolvimento Social.

A secretária de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos de Santa Maria, Ione Pinheiro de Lemos, elogiou, juntamente com o presidente da AVTSM, o trabalho realizado pelo GTAI, destacando as metodologias utilizadas pela equipe volante no atendimento e execução do protocolo.

O Grupo de Trabalho Assistencial de Itaqui formou-se através da solicitação do protocolo de acompanhamento das famílias vítimas do desastre na boate Kiss, monitorado pelo DAS-RS, Defesa Civil, Cruz Vermelha e Associação Brasileira de Psicologia nas Emergências e Desastres (ABRAPEDE).

Cinco jovens itaquienses perderam a vida no incêndio na boate. Uma sexta vítima sobreviveu ao incidente.

Fonte: Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social