04/03/2013 | Segunda-feira | 11h05

Laboratório Municipal recebe certificado de excelência do Programa de Avaliação Externa da Qualidade em Laboratório

Resultado é comemorado pela Secretaria da Saúde

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Certificado de excelência obtido pelo Laboratório Municipal

Foto: Divulgação/Sec. Mun. da Saúde

O Laboratório Municipal, localizado no Centro de Saúde, recebeu certificação de excelência nas avaliações de 2011 em relação ao exame de sífilis, conforme indicação do Programa de Avaliação Externa da Qualidade em Laboratório (AEQ/Sorologia). O laboratório também foi certificado por participar do programa, no mesmo ano, tendo avaliado o exame de HIV.

O resultado foi muito comemorado pela Secretaria Municipal da Saúde, pois os certificados obtidos aumentam a credibilidade do laboratório e, consequentemente, a confiança da população no resultado dos exames realizados.

– Agradecemos o empenho e a dedicação dos servidores do Laboratório Municipal. São todos muito determinados e competentes, sempre empenhados em oferecer um serviço de qualidade para nossa população – destaca a secretária municipal da Saúde, Eliane Goulart.

Junto com o secretário substituto Leonardo Betin, Eliane comanda uma equipe à disposição do laboratório composta pela responsável técnica e coordenadora do Programa Municipal DST/Aids/Hepatites Virais, a bioquímica Vera Schneider Escobar, pela farmacêutica bioquímica Mirian Suleiman Atiyeh, pelas técnicas em enfermagem Jucemar Freitas, Darcila Veloso, Anoracil Silveira e Ana Clara Fagundes, além dos auxiliares de laboratório Carlos Borges Filho e Roger Kin, e da auxiliar de serviços gerais Eliza Valle.

Determinação da Anvisa e parceria com a UFSC

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina o monitoramento da qualidade dos exames realizados nos laboratórios públicos de todo o país. O controle interno e a participação em um programa de avaliação externa da qualidade são exigências legais, uma vez que permitem verificar se as normas e os procedimentos são corretamente executados, e se os equipamentos, materiais e reativos funcionam corretamente.

Para atender a essa demanda, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde estabeleceu uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A universidade é responsável pela coordenação do programa de avaliação da qualidade para laboratórios públicos responsáveis pelo diagnóstico de HIV e sífilis, além de monitoramento da infecção pelo vírus HIV/Aids.