25/03/2013 | Segunda-feira | 09h45

Prefeito participa de reunião dos municípios da Faixa de Fronteira

Encontro, que reuniu 15 chefes de Executivo, ocorreu em Bagé

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito Gil usa a palavra durante o encontro para cobrar investimentos em rodovias e ferrovias

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho e o chefe de gabinete, Daltro Bernardes, participaram, na manhã da última sexta-feira, 22, em Bagé, de reunião de trabalho entre prefeitos da Faixa de Fronteira, promovida pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

O evento, realizado no Salão Oval da Prefeitura de Bagé, reuniu 15 chefes de Executivo para elaborar a pauta local para o II Encontro das Cidades da Faixa de Fronteira, que ocorrerá em Brasília, entre os dias 23 e 25 de abril, no âmbito do II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável - Desafios dos novos governantes locais. Ambos também são uma promoção da FNP.

Segundo o prefeito de Bagé, Dudu Colombo, que também é vice-presidente da Frente
Nacional de Prefeitos para assuntos de fronteira, o objetivo é que haja uma articulação dos municípios, através da FNP, em prol da integração regional.

– Temos que ter capacidade de unidade de trabalho. Essa reunião inaugura uma nova fase de construção desse processo – disse.

De acordo com Dudu, 11 estados brasileiros fazem fronteira com outros dez países. Isso representa 588 municípios brasileiros, um universo de dez milhões de pessoas.

– Só no Rio Grande do Sul, somos 197 cidades, ou seja, 29% da população do Estado. E os municípios de fronteira são os menos desenvolvidos. Portanto, queremos trazer o desenvolvimento para estas cidades, mostrando ao governo federal nossas carências e potencialidades – explicou.

Durante a elaboração da pauta, o prefeito Gil disse que é impossível pensar em integração regional sem antes pensar em integração física.

– Para os senhores terem uma ideia, a ponte que separa os municípios de Itaqui e Uruguaiana é do tempo de Império, e de mão única. É preciso que o governo federal invista em nossas rodovias, assim como em ferrovias – cobrou.

A pauta que será levada a Brasília ficou amparada em três eixos: Desenvolvimento econômico local (free shops); Saúde (validação de diplomas médicos de outros países) e criação do PAC Fronteira.

– Sem uma ponte ligando o nosso município à cidade argentina de Alvear, por exemplo, nossos 'hermanos' virão comprar nos free shops de Itaqui atravessando o rio Uruguai a nado – brincou Gil, para gargalhada geral dos presentes.

Outros temas foram discutidos durante o encontro, como ampliação das atividades agrícolas, criação de uma frente parlamentar em defesa dos municípios de fronteira, alíquota de impostos diferenciada e adicional de fronteira para servidores federais.

Participaram da reunião, além dos prefeitos Gil e Dudu, os prefeitos de Hulha Negra, Barra do Quaraí, Candiota, Ronda Alta, São Gabriel, Três Palmeiras, Uruguaiana, Canguçu, Santa Vitória do Palmar, Jaguarão, Lavras do Sul, Caçapava do Sul e Aceguá.

Faixa de Fronteira

A Faixa de Fronteira é uma faixa interna de 150 km de largura, paralela à linha divisória terrestre do território nacional. Pertencem a ela os municípios brasileiros com área total ou parcialmente localizada dentro de sua área de abrangência. Configura-se como uma região pouco desenvolvida, carente de investimentos nos mais diferentes setores da economia.