19/03/2013 | Terça-feira | 11h57

Saúde realiza reunião técnica sobre leishmaniose visceral

Evento reuniu profissionais de saúde de Itaqui, São Borja e do Estado

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Dr. José Volnei Pires, médico infectologista, fala durante o encontro

Foto: Juliano Barbosa

A Secretaria Municipal da Saúde realizou na manhã desta terça-feira, 19, na Câmara de Vereadores, reunião técnica sobre leishmaniose visceral. O evento serviu para capacitar profissionais da área da saúde e proporcionar a troca de experiências entre os participantes.

Estiveram presentes a responsável pela Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Sandra Deboni, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e o coordenador das ações de campo da Vigilância Ambiental da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, Eliane Azzolin e Juvenal Vieira, a diretora da Vigilância Sanitária de São Borja, Janaína Leivas, e o médico infectologista, também da cidade vizinha, José Volnei Pires.

Representando Itaqui, além do prefeito Gil Marques Filho, marcaram presença a secretária da Saúde, Eliane Goulart, o substituto, Leonardo Betin, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Audrei Bortoloto, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Ida Finger, a veterinária do município, Tatiana Braga, a presidente da Associação Itaquiense Protetora dos Animais (AIPA), Marian Fraga, a extensionista de Bem-Estar Social do escritório local da Emater-RS, Ana Cláudia Rocha, além de agentes de saúde e de endemias, vigilantes sanitários, médicos, enfermeiros e veterinários.

Cuidados básicos de prevenção da doença

>Manter o pátio limpo, sem entulhos (matéria orgânica) e fezes de animais
>Realizar com frequência poda de árvores e arbustos
>Manter o animal com movimentação restrita ao pátio, sem soltá-lo na rua

A leishmaniose

A leishmaniose é uma doença crônica, de manifestação cutânea ou visceral, causada por protozoários flagelados do gênero Leishmania, da família dos Trypanosomatidae. Trata-se de uma zoonose comum ao cão e ao homem, transmitida pela picada do mosquito palha ou birigui, do gênero Lutzomyia (fonte: Wikipédia).