01/03/2013 | Sexta-feira | 10h19

Secretaria da Educação realiza evento de abertura do ano letivo

Aulas na rede municipal iniciam na próxima segunda-feira, 4

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Professores lotam o salão da ADCC

Foto: Juliano Barbosa

A Secretaria Municipal da Educação iniciou na manhã desta sexta-feira, 1º, na Associação Desportiva e Cultural Camil (ADCC), evento de abertura do ano letivo. As atividades têm sequência à tarde, a partir das 13h30min.

Durante a abertura, compuseram a mesa de trabalho o prefeito Gil Marques Filho, a secretária municipal da Educação, Rosângela Debortoli, o secretário municipal de Captação de Recursos, Hamilton Berro, o presidente da Câmara de Vereadores, Éber Escobar, e os palestrantes Leonardo Bettin (substituto da Secretaria Municipal da Saúde), Cristian Longhinoti (advogado, representante da subseção de Itaqui da OAB) e Mabel Farina (especializada em temas relacionados ao espiritismo).

Itaqui conta com cinco escolas municipais de Ensino Fundamental localizadas na sede, cinco no interior do município (sendo que três também disponibilizam o Ensino Médio, através de convênio com a Escola Técnica Itaquiense), e cinco de Educação Infantil, também situadas na sede. Elas atendem mais de 5 mil alunos. As aulas iniciam na próxima segunda-feira, 4.

Confira abaixo a programação do evento de abertura do ano letivo, iniciado às 9 horas:

Manhã

> Abertura
> Palestra 'Sou Professor', com Mabel Farina (especializada em temas relacionados ao espiritismo)
> Apresentação do 'Projeto Saúde na Escola', com Leonardo Bettin (substituto da Secretaria Municipal da Saúde)
> Palestra 'Direitos da Criança e do Adolescente', com Cristian Longhinoti (advogado, representante da subseção de Itaqui da OAB)

Tarde

> Leitura de mensagem a cargo do Setor de Psicologia e Orientação Escolar da Secretaria Municipal da Educação
> Palestra 'Constituição e Competências do Conselho Municipal da Educação de Itaqui e Ciclo Único de Alfabetização/Não Retenção', com Marco Espinosa (professor, representante do Conselho Municipal da Educação de Itaqui)
> Dinâmica com Ivélton Bohrer (professor de Educação Física) e Daiana Bohrer (coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação)
> Explanação sobre o 'Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa', com Melissa Buzatti (coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação), Daiana Bohrer (coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação) e Sônia Passos (professora, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Matas Solés)