29/04/2013 | Segunda-feira | 12h59

Itaqui e Rio Grande vencem o 14° Festival Itaquiense de Teatro Amador

Municípios faturam o prêmio máximo nas categorias adulto e infanfil, respectivamente

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Melhor espetáculo adulto: No Fio da Navalha

Foto: Eduardo Silva

A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, com o apoio do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACEN) e da Escola Municipal Otávio Silveira, realizou na sexta, sábado e domingo, dias 26, 27 e 28, no Teatro Prezewodowski, o 14º Festival Itaquiense de Teatro Amador (FIT).

O evento contou com a participação de grupos e artistas de Itaqui, Porto Alegre, Viamão, Gravataí, Rio Grande, Santo Ângelo, Rosário do Sul e Santiago. Ao todo, foram realizadas 14 apresentações – contando a peça de abertura, 'A Rainha do Rádio', do grupo itaquiense Ponto e Vírgula, convidado especial da organização para abrir os trabalhos –, sendo oito espetáculos adultos e seis infantis, para deleite do público que lotou o teatro durante os três dias do festival.

Coube aos jurados Mauro da Luz Soares, Stella Bento e Antônio Carlos Brunet, representantes do IEACEN, apontar os grandes vencedores, que foram, na categoria adulto, a peça 'No Fio da Navalha', do grupo itaquiense The Arte, e na categoria infantil, a peça 'As Aventuras de Super-Rafa', do grupo Cia. Teatral Era Uma Vez, da cidade de Rio Grande. Ambos faturaram o prêmio máximo de R$ 1 mil.

Os demais vencedores foram premiados da seguinte forma (a premiação é válida para as duas categorias): melhor cenografia, melhor figurino, melhor iluminação, melhor sonoplastia e melhor maquiagem (R$ 100,00); melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante e melhor atriz coadjuvante (R$ 150,00), e melhor direção (R$ 200,00). Todos ainda ganharam troféus e certificados de participação.

A entrega dos prêmios, na noite de domingo, contou com as presenças dos secretários municipais José Airton Garcia (Esporte, Cultura e Lazer) e Ricardo Cabreira (Indústria, Comércio e Turismo), do vereador Émerson Ramos (PTB) e do diretor do IEACEN, Marcelo Restori.

O FIT tem como objetivo promover o intercâmbio e a troca de experiência entre os participantes, contribuindo com a cena teatral no município. Confira abaixo o resultado oficial dessa edição de número 14:

Categoria Adulto

>Melhor espetáculo: No Fio da Navalha, do grupo itaquiense The Arte

Categoria Infantil

>Melhor ator: Bruno Acosta
Por 'As Aventuras do Super-Rafa', do grupo Cia. Teatral Era Uma Vez, da cidade de Rio Grande

>Melhor ator coadjuvante: Paulo Evandro
Por 'Rosa Corujinha Solteirona', do grupo Art e Vida, da cidade de Rosário do Sul

>Melhor atriz: Nicole Pires
Por 'No Sótão de Blues', do grupo Cia. de Tchêatro InAção, da cidade de Rio Grande

>Melhor atriz coadjuvante: Ludmila Maioli
Por 'As Aventuras de Super-Rafa', do grupo Cia. Teatral Era Uma Vez, da cidade de Rio Grande