Notícias

29/04/2013 | Segunda-feira | 10h27

Prefeito decreta situação de alerta epidemiológico por causa da leishmaniose

Conforme o decreto, foram constatadas, de janeiro a abril deste ano, 98 infecções em cães e duas em humanos

Por Juliano Barbosa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito concede entrevista à imprensa

Prefeito concede entrevista à imprensa
Foto: Juliano Barbosa

Em razão da constatação da existência de animais e humanos infectados com leishmaniose em Itaqui, no início da manhã desta segunda-feira, 29, o prefeito Gil Marques Filho decretou situação de alerta epidemiológico no município. A assinatura do decreto ocorreu diante da imprensa, que entrevistou o chefe do Executivo logo após a oficialização do alerta. Também estiveram presentes no gabinete do prefeito a secretária municipal da Saúde, Eliane Goulart, o substituto, Leonardo Betin, e a médica veterinária do município, Tatiana Braga, responsável pelas ações de combate à leishmaniose.

Conforme o decreto (publicado com o nº 6.185), foram constatadas, de janeiro a abril deste ano, 98 infecções em cães e duas em humanos. Portanto, a redação do artigo 2º diz que os donos de animais comprovadamente infectados devem providenciar que os mesmos passem pelo processo de eutanásia, que os proprietários de terrenos baldios mantenham os imóveis limpos, bem como os munícipes proprietários de quaisquer tipos de animais mantenham os mesmos em local com condições de higiene e segurança adequados.

No caso da existência de animais com sintomas da doença, conforme o artigo 3º, os proprietários deverão procurar a Vigilância Sanitária (Visa) do município e, na suspeita de infecção em humano, procurar imediato atendimento médico.

– Itaqui e os demais municípios de fronteira terão que conviver para sempre com a leishmaniose. Portanto, estamos intensificando as ações preventivas – explicou o prefeito.

O decreto fica publicado no átrio da prefeitura, para conhecimento da população, até o próximo dia 13 de maio.

Imagens Relacionadas
  •        
  •