15/04/2013 | Segunda-feira | 09h36

Vacinação contra a gripe tem início nesta segunda-feira, 15

Meta do Ministério da Saúde é vacinar 32 milhões de pessoas, o equivalente a 80% do público-alvo

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Cartaz da campanha

Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Começou nesta segunda-feira, 15, em todo o Brasil, a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Neste ano, o período de vacinação ocorre entre 15 e 26 de abril. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 32 milhões de pessoas, o equivalente a 80% do grupo prioritário: idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde. Também receberão a vacina mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) e os doentes crônicos, que terão o acesso ampliado a todos os postos de saúde e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs).

O objetivo da vacinação é contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe. Para tanto, serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

– A vacina da influenza tem a imunidade curta, de nove a 12 meses. Depois de vacinadas, as pessoas estarão protegidas a partir de 15 dias. Quem foi vacinado no ano passado, precisa tomar a dose novamente – orienta o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Feita com o vírus inativado, a vacina é segura e a única contra indicação é para as pessoas que têm alergia severa a ovo.

A ação do Ministério da Saúde irá contar com 65 mil postos de vacinação e envolvimento de 240 mil pessoas, com a utilização de 27 mil veículos, entre terrestres, marítimos e fluviais, além da parceria das três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS) - Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais de Saúde. Para apoiar as ações de mobilização da população e de preparação das equipes de saúde da família, o Ministério está enviando aos estados e municípios R$ 24,7 milhões, recursos que serão repassados do Fundo Nacional de Saúde aos fundos estaduais e municipais.

A vacinação é feita com objetivo de diminuir o risco de ter a doença grave. As pessoas que apresentarem os sintomas da gripe devem procurar o posto de saúde, pois há tratamento. As ações do Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, visam tanto a prevenção quanto o tratamento e o diagnóstico precoce. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza (fonte: Ministério da Saúde/portalsaude.saude.gov.br).

Vacinação em Itaqui

Em Itaqui, a Secretaria Municipal da Saúde começou a vacinar no último dia 10. A ação foi realizada no Hospital São Patrício (HSP) e abrangeu profissionais de saúde. No dia 12, o trabalho foi extendido ao Presídio Estadual, onde foram vacinados detentos e os profissionais da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). A campanha tem sequência nesta segunda-feira, 15. Confira abaixo, conforme divulgado pela Secretaria, os dias, locais e horários de aplicação da vacina:

Entre os dias 15 e 26 de abril

>Horário: 8h às 17h
>Local: Centro de Saúde

>Horário: 8h às 17h
>Locais: ESFs Pró-Morar, Vila Nova, José da Luz e Rio Uruguai

>Horário: 8h às 12h30min
>Locais: Postos de Saúde dos bairros Chácara e Cafifas

>Horário: 9h30min
>Local: Casa Gestante (Curso Gestante)

>Horário: 16h