06/05/2013 | Segunda-feira | 10h04

1º Encontro da Agricultura Familiar de Itaqui tem presença numerosa de pequenos produtores da cidade e do interior

Evento promoveu palestras, mesa redonda, questionamentos, discussões e avaliação sobre os temas abordados

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Secretário Oneide usa a palavra durante o encontro

Foto: João Carlos Escobar

A Secretaria Municipal da Agricultura, o Grupo PET Agronomia do campus de Itaqui da Unipampa, o escritório local da Emater/RS-Ascar e a Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itaqui (Apafi) realizaram na sexta-feira, 3, pela manhã e à tarde, na Associação Desportiva e Cultural Camil (ADCC), o 1º Encontro da Agricultura Familiar de Itaqui.

Na ocasião, foram realizadas palestras sobre os temas 'Demonstração de cultivos hidropônicos e outras experiências com hortaliças', 'Mercado consumidor', 'Ecofisiologia da mandioca', 'Cultivos de verão' e 'Produção de hortícolas: do químico ao orgânico', ministradas, respectivamente, pelos técnicos agrícolas Ivan de Souza (Agricultura) e Hugo Mendes (escritório local da Emater), pelo eng. agrônomo Jorge Torres (Emater/Regional Bagé), pelo eng. agrônomo Nereu Streck (professor do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFSM), pelo eng. agrônomo João Carlos Battassini (Emater/Uruguaiana) e pelo eng. agrônomo Gibran Alves (professor do curso de Agronomia da Unipampa/Itaqui).

Já a professora Luciana Ethur, do campus de Itaqui da Unipampa, coordenou uma mesa redonda composta por produtores da agricultura familiar, representando diversidade de cultivos locais e de localidades, e que debateu o tema 'Situação Atual e Perspectivas para a Agricultura Familiar de Itaqui'. Ainda foi aberto espaço para questionamentos, discussões e avaliação do encontro, que teve presença numerosa de pequenos produtores da cidade e do interior do município.

– Continuaremos apoiando e incentivando os pequenos produtores. É um dos nossos objetivos fomentar a agricultura familiar em Itaqui – comentou durante o encontro o secretário municipal da Agricultura, Oneide Machado.

Confira abaixo as demandas sociais levantadas durante o encontro:

>Equipar a Secretaria Municipal da Agricultura com mais implementos agrícolas e veículos em condições de atender os produtores

>Aumentar o número de técnicos e veículos da Emater

>Melhorar as estradas do interior

>Facilitar o acesso ao crédito e ampliar as linhas existentes para atender os produtores da área urbana

>Realizar pesquisas, visitas e cursos com a Unipampa para melhorar o conhecimento sobre as culturas

>Criar um grupo de apoio à agricultura familiar para negociar convênios com as empresas e também criar ações de fomento à agricultura familiar

>Implantar agroindústria para mandioca

>Plantio de eucaliptos pela prefeitura para doação aos agricultores para estrutura de estufas

>Disponibilizar água e assistência técnica aos beneficiários da reforma agrária

>Aplicar a legislação para a agroindústria com um olhar que respeite as especificidades da agricultura familiar

>Instalar poços artesianos para aumentar a disponibilidade de água para os produtores do Curuçu