14/05/2013 | Terça-feira | 10h28

Ônibus escolares são vistoriados pela Comissão Especial para Fiscalização e Vistoria do Transporte Escolar

Trabalho contou com a presença da secretária da Educação, Rosângela Debortoli

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Membros da comissão iniciam vistoria em ônibus escolar

Foto: Divulgação/Sec. Mun. Educação

A Comissão Especial para Fiscalização e Vistoria do Transporte Escolar realizou na manhã do último sábado, 11, vistoria nos ônibus escolares da Secretaria Municipal da Educação. A secretária Rosângela Debortoli esteve presente e conferiu de perto o trabalho realizado pela comissão.

A vistoria ocorreu por causa de notificações feitas pelo Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-RS) à Secretaria. O Cetran-RS vistoriou os veículos no último dia 4 e solicitou algumas adequações.

No sábado, foram verificados documentos, faróis, tacógrafos, pneus, cintos de segurança, faixas refletivas, extintores, retrovisores, entre outros itens de segurança, de sinalização e de uso obrigatório. Segundo a comissão, as vistorias ocorrem a cada três meses, atendendo às novas regras do transporte escolar.

– É uma exigência, não só prevista em lei, mas também nossa que os ônibus estejam de acordo com todas as normas de segurança para transportar os alunos – disse a secretária Rosângela.

A Secretaria utiliza 22 ônibus escolares para transportar os alunos da Rede Municipal de Ensino que estudam na sede e também no interior. Destes, oito são veículos próprios e 14 terceirizados. Diariamente, são transportados 30 alunos por veículo.

A Comissão Especial para Fiscalização e Vistoria do Transporte Escolar, nomeada pelo prefeito Gil Marques Filho por meio do Decreto nº 6.183, de 24 de abril de 2013, atendendo à disposição do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é composta pelos servidores Marcos dos Santos (secretário municipal de Relações Comunitárias, Defesa Social e Cidadania), José Antônio Maciel (assessor municipal de Mobilidade Urbana), Nádia Borges (agente administrativo), Santa Catarina Valle (presidente da Comissão de Licitações) e Valterlei Manzoni (motorista de veículo pesado).

Fonte: Secretaria Municipal da Educação