21/05/2013 | Terça-feira | 15h38

Prefeito dá carta branca à Cultura e à Cosfa para realização dos eventos tradicionalistas

Primeiro evento é o Concurso Peão e Prenda do Município, marcado para os dias 28 e 29 de junho, no CTG Rincão da Cruz

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Datas dos eventos estão confirmadas

Foto: Leonardo Borstmann

O prefeito Gil Marques Filho recebeu na manhã desta terça-feira, 21, no gabinete, o secretário municipal de Esporte, Cultura e Lazer, José Airton Garcia, o presidente da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa), Márcio Barros, entre outros membros da Cosfa.

Na ocasião, foram passadas ao prefeito informações e detalhes sobre o Concurso Peão e Prenda do Município, a 13ª Cavalgada da Mulher Gaúcha de Itaqui, o Baile Municipal Tradicionalista, a 16ª Casilha da Canção Farrapa, além da Programação da Semana Farroupilha 2013 e a construção do Monumento ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

As datas, inclusive, já estão confirmadas. O Concurso Peão e Prenda do Município ocorrerá nos dias 28 e 29 de junho, no CTG Rincão da Cruz. A Cavalgada da Mulher Gaúcha de Itaqui será realizada nos dias 26, 27 e 28 de julho. O Baile Municipal Tradicionalista está marcado para o dia 3 de agosto, também no CTG Rincão da Cruz. A abertura da programação dos festejos farroupilhas acontecerá no dia 7 de agosto, na Fazenda Ipê, de propriedade de Luis Osório Carpes de Souza, hospedeiro da Chama Crioula do Município 2012/2013 – a fazenda fica na localidade de São Donato, distante 65 km da cidade. Já a Casilha da Canção Farrapa será nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, no Teatro Prezewodowski. E a Semana Farroupilha, de 14 a 20 de setembro, encerra em 2013 a programação de eventos tradicionalistas oficiais no município.

Sobre o Monumento ao MTG, segundo Márcio Barros, o mesmo será construído no Parcão. Trata-se de uma estrutura padrão utilizada pelo MTG, concebida em alvenaria, que serve como ponto de referência para as comemorações e solenidades relativas ao tradicionalismo gaúcho.

Ele também disse que todas as entidades inscritas no desfile de 20 de Setembro estarão concorrendo ao prêmio máximo de R$ 3 mil mais o Troféu Manoelito de Ornellas – nos anos anteriores, participavam entidades concorrentes e não concorrentes. Já a segunda colocada ganhará R$ 2 mil, a terceira R$ 1 mil, a quarta R$ 600,00 e a quinta colocada será premiada com R$ 400,00. São os mesmos valores pagos em 2012.

O prefeito Gil ouviu atentamente as informações que lhe foram passadas, fez alguns questionamentos e, por fim, deu carta branca à Secretaria e à Cosfa, para que as duas, em parceria, realizem os eventos e encaminhem junto à Secretaria Municipal de Obras a construção do Monumento ao MTG.