28/05/2013 | Terça-feira | 15h03

Prefeito participa, em Uruguaiana, de Assembleia Geral Extraordinária da Amfro

Encontro fez parte da programação do aniversário de 167 anos do município vizinho

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito Gil (E) fala durante a assembleia

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho participou, na manhã desta terça-feira, 28, em Uruguaiana, de Assembleia Geral Extraordinária da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro). O encontro, realizado no Salão Nobre da prefeitura, contou com a participação de prefeitos e vice-prefeitos dos municípios pertencentes à Amfro e fez parte da programação do aniversário de 167 anos de Uruguaiana.

Durante a assembleia, que teve a coordenação do prefeito de Alegrete e presidente da Amfro, Erasmo Guterres Silva, estiveram em discussão na pauta principal a construção de uma unidade hospitalar regional para atender casos de traumatologia, neurologia, e de urgência e emergência, e a pavimentação da ERS-566, que liga Itaqui a Maçambará e a Alegrete.

– A construção do hospital regional passa, obrigatoriamente, pela integração rodoviária via pavimentação da ERS-566 – destacou o prefeito Gil, que também é vice-presidente da Amfro.

Segundo Erasmo Silva, os dois assuntos serão agendados para discussão com o governador Tarso Genro.

Também estiveram em pauta a construção de um aterro sanitário regional, uma nova ponte sobre o rio Ibicuí – na divisa entre Itaqui e Uruguaiana – e a realização de uma olimpíada regional.

O secretário municipal de Obras, Viação e Transportes licenciado, Hildebrando dos Santos – como é o 1° suplente a vereador do PDT, Hildebrando assumiu nesta segunda-feira, 27, a cadeira da vereadora Mara Ayub na Câmara de Vereadores, que se licenciou pelo período de 10 dias –, acompanhou o prefeito durante a viagem a Uruguaiana.

A próxima assembleia da Amfro acontecerá dia 25 de junho, em Porto Alegre.