16/05/2013 | Quinta-feira | 11h38

Prefeitura e Justiça Federal selam parceria para instalação de uma Unidade de Atendimento Avançado em Itaqui

Intenção é que os serviços comecem a ser prestados a partir de meados do mês de junho

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Da esq. para a dir.: Dr. Guilherme, prefeito Gil, dra. Patrícia, secretário Hamilton e assessor Isaac

Foto: Juliano Barbosa

A Justiça Federal irá se instalar em Itaqui. A definição ocorreu na manha desta quinta-feira, 16, durante reunião realizada no gabinete do prefeito e que contou com as presenças do prefeito Gil Marques Filho, do diretor do Foro da Subseção Judiciária de Uruguaiana, o juiz federal Guilherme Beltrami, da presidente da Subseção de Itaqui da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Patrícia Lima, do secretário municipal de Relações Institucionais e Captação de Recursos, Hamilton Berro, e do assessor especial do Gabinete do Prefeito, Isaac Mendel.

A Unidade de Atendimento Avançado (UAA), como é chamada a unidade jurisdicional, será instalada em uma sala do Centro Administrativo II, que será cedida pelo município, e contará com dois servidores, também cedidos pela prefeitura por meio da parceria estabelecida entre os dois poderes. A Justiça Federal proverá todo o suporte necessário restante.

– Somos parceiros da Justiça Federal desde 2010, quando disponibilizamos uma sala para realização de perícias médicas judiciais e, desde o ano passado, para audiências via skype. Essa parceria torna-se mais sólida, a partir de agora, com a instalação da Unidade de Atendimento Avançado – disse o prefeito Gil.

A UAA constitui-se em uma estrutura de atendimento presencial para partes e procuradores e de realização de audiências a distância ou de modo presencial, sendo nestas realizados atendimentos que exijam a presença das partes, como a emissão de certidões, perícias médicas, atendimento ao público em geral e cadastramento de partes e advogados no processo eletrônico.

– A unidade de atendimento permite expressivos benefícios aos cidadãos, partes nos processos de competência da Justiça Federal e seus advogados, inserindo-se em política institucional que já conduziu à efetiva instalação de unidades desta natureza em diversas cidades alcançadas pelo TRF 4ª Região – explicou o juiz Guilherme.

A Unidade de Atendimento Avançado funcionará das 11h às 19h. A intenção é que os serviços comecem a ser prestados a partir de meados do mês de junho.

– O deslocamento a Uruguaiana para participação em audiências na Justiça Federal tornava-se por vezes cansativo – lembrou a dra. Patrícia Lima, que comemorou a instalação da UAA em Itaqui.