29/05/2013 | Quarta-feira | 09h54

Secretaria da Agricultura traz de Ijuí 5 mil mudas de morango da variedade Camarosa

Mudas foram adquiridas da empresa Viveiros Ijuí pelos produtores do município

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Caixa com mudas do morango da variedade Camarosa

Foto: Divulgação/Sec. Mun. Agricultura

A Secretaria Municipal da Agricultura transportou de Ijuí, no Noroeste do Estado, até Itaqui, sem custo para os produtores, 5 mil mudas de morango da variedade Camarosa. As mudas foram adquiridas da empresa 'Viveiros Ijuí' pelos hortifrutigranjeiros do município, a R$ 0,40 a muda.

Importada do Chile, a Camarosa é a variedade mais plantada no Rio Grande do Sul por sua fácil adaptação ao clima local, além de ser resistente a doenças fúngicas. Em Itaqui, os produtores estão plantando as mudas em suas propriedades por meio da técnica de plantio conhecida como 'mulching'.

Com produção média de 1 kg por planta, a previsão é de que os primeiros morangos sejam colhidos no início do mês de agosto, segundo o técnico agrícola da Secretaria Municipal da Agricultura, Ivan Ananias, responsável por orientar os produtores e supervisionar as plantações.

Ivan, o secretário municipal da Agricultura, Oneide Machado, e o substituto, Clóvis da Silva, visitaram algumas plantações no início desta semana.

Mulching

O mulching é uma técnica de cobertura de solo, que consiste em um filme plástico de espessura fina e baixo custo, que protege o solo e o sistema radicular das plantas, utilizado para fazer o revestimento da área de plantio. Nela, são protegidas as linhas de plantio da produção ou os canteiros conforme orientação técnica.

A técnica é usada para reduzir a evaporação da água, o aparecimento de ervas daninhas, a erosão do solo, além de diminuir o uso de herbicida e impedir o contato de frutos e folhas com o solo. Estas vantagens são traduzidas em menor custo, maior produtividade e qualidade dos produtos.

Fonte: Secretaria Municipal da Agricultura