06/06/2013 | Quinta-feira | 11h22

Gabinete de Gestão Integrada Municipal define os locais onde serão instaladas 10 câmeras de videomonitoramento em Itaqui

Aquisição dos equipamentos depende ainda de aprovação de projeto regional

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Câmeras serão instaladas em pontos estratégicos da cidade

Foto: Reprodução/suacidade.com

Em reunião realizada no último dia 28 de maio, os conselheiros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da Segurança Pública de Itaqui deliberaram sobre os locais onde serão instaladas 10 câmeras de videomonitoramento que vigiarão pontos estratégicos da cidade – Itaqui foi contemplado conforme a Portaria nº 38, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que prevê a execução de projetos de videomonitoramento de vias públicas em municípios situados na região de fronteira.

A decisão dos conselheiros do GGIM, representados pela Polícia Civil, Brigada Militar, Divisão de Trânsito (Ditran), Conselho Tutelar, Susepe, 1º RC Mec, Bombeiros, além da presidência da Câmara de Vereadores, da OAB, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Associação Comercial e Industrial de Itaqui (ACII) e do Sindicato Rural, sobre os locais onde serão instaladas as câmeras de videomonitoramento, é a seguinte: 1-) Rua Independência, esquina Rua Saldanha da Gama; 2-) Rua Bento Gonçalves, esquina Rua Borges do Canto; 3-) Rua Rodrigues Lima, esquina Rua Euclides Aranha; 4-) Rua Independência, esquina Rua David Canabarro; 5-) Rua 15 de Novembro, esquina Rua Domingos Martins; 6-) Rua Dom Pedro II, esquina Rua 20 de Setembro; 7-) Rua Dom Pedro II, esquina Av. Borges de Medeiros; 8-) Av. Borges de Medeiros, esquina Rua Tito Corrêa Lopes; 9-) Av. Borges de Medeiros (Módulo da Brigada Militar); 10-) Acesso Sul (Unipampa).

A reunião do GGIM, que foi solicitada pelo prefeito Gil Marques Filho, que na ocasião esteve representado pelo secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Daltro Bernardes, também teve como objetivo solicitar às autoridades competentes outras medidas de prevenção e repressão de delitos no município.

Já nesta terça-feira, 4, o coordenador do Observatório do GGIM, Anael dos Santos, participou de uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras (GGI-F), em São Luiz Gonzaga, onde foi definido que um projeto conjunto de Itaqui, Uruguaiana, Livramento, Bagé e São Luiz Gonzaga, que foram contemplados pela Portaria n° 38, será encaminhado à Senasp pelo Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Segurança Pública do Estado (GGI/SSP-RS). Segundo Anael, esse processo deve levar, no mínimo, seis meses, entre elaboração e envio do projeto, análise e aprovação do mesmo, e repasse dos recursos para aquisição das câmeras de videomonitoramento. Portanto, não há previsão de quando o equipamento será instalado, mas a ideia é que seja entre o final do ano e o início de 2014.

A Lei Municipal nº 3.449/09 criou o Sistema Municipal de Segurança Pública, o Programa Municipal de Segurança Pública, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal e o Fundo Municipal de Segurança Pública, que estabelece e autoriza o Poder Público a conveniar-se com os sistemas Estadual e Nacional de Segurança Pública, além de organizações não governamentais.

Fonte: Gabinete de Gestão Integrada Municipal