18/06/2013 | Terça-feira | 12h24

Lançado oficialmente no município o Programa Gaúcho de Microcrédito

Ato de lançamento ocorreu na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. Programa entrou em funcionamento na semana retrasada

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Secretário Ricardo fala sobre o programa

Foto: Juliano Barbosa

Em ato realizado na manhã desta terça-feira, 18, na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, foi lançado oficialmente o Programa Gaúcho de Microcrédito, que está sendo executado no município por meio da referida Secretaria, do Banrisul e da Imembuí Microfinanças, de Santa Maria – ONG de microcrédito que dá apoio ao pequeno empreendedor (formais ou informais). O programa, em funcionamento há duas semanas, já obteve nove solicitações de crédito, que, segundo o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Cabreira, encontram-se em processo de análise.

O Programa Gaúcho de Microcrédito é uma iniciativa do Governo do RS, em conjunto com o Banrisul, coordenado pela Secretaria Estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe). O objetivo do programa é oferecer financiamento simples e rápido, uma alternativa de crédito para pessoas físicas e jurídicas que desejam ampliar ou investir no seu pequeno negócio e não têm acesso ao sistema bancário tradicional.

Podem se beneficiar do programa donos de pequenos negócios (formais ou informais), individuais ou em grupo solidário, geridos por maiores de 18 anos ou que, comprovadamente, demonstrem formação técnica para o desempenho da sua atividade, seja na indústria, no comércio ou em serviços. Para tanto, basta apresentar identidade, CPF e comprovante de residência no ato de solicitação do crédito. O limite mínimo é de R$ 100,00 e o máximo é de R$ 15 mil, com prazo de até 24 meses para pagar. Os juros são de 0,64% ao mês (8% ao ano). Maiores informações na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Rua Independência, 306 - Centro Administrativo II), também pelo (55) 3433-2626, ramais 308 e 309, ou ainda através do indtur@itaqui.rs.gov.br. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 13h.

Além do secretário Ricardo, participaram do ato de lançamento do programa o prefeito Gil Marques Filho, o vice Celso de Moraes Pinto, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Éber Escobar (PDT), o gerente da agência local do Banrisul, Moacir José Sinhori, o gerente de negócios, Paulo Kaiser, entre outros vereadores, secretários e assessores municipais e órgãos de imprensa.