17/06/2013 | Segunda-feira | 09h30

Prefeito e primeira-dama participam de homenagem aos 100 anos do Osvaldo Cruz

Escola foi homenageada na última quinta-feira, 13, na Assembleia Legislativa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Itaquienses, liderados pelo prefeito Gil e a primeira-dama Adília Marques (5º e 6º, da esq. pra dir.), são recebidos no gabinete do presidente da AL-RS, Pedro Westphalen (PP, 3º, da dir. pra esq.)

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho e a primeira-dama Adília Marques, participaram, no início da tarde da última quinta-feira, 13, no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa do RS, de homenagem aos 100 anos do Instituto Estadual de Educação Osvaldo Cruz, fundado em 15 de fevereiro de 1913 – Adília é a professora mais antiga em atividade na escola, com 30 anos de serviços prestados ao educandário.

Proposta pela deputada Elisabete Felice (PSDB), por solicitação do prefeito Gil, a homenagem, realizada durante o Grande Expediente da sessão plenária daquela tarde, também contou com as presenças da vice-diretora da escola, Lúcia Cecília Garcia – que na ocasião representou a diretora Edriane Dalcin –, da ex-diretora Neuza Braccini, da professora Lisiane Tabajara, entre outros(as). O deputado Cassiá Carpes (PTB), integrante da Mesa Diretora da Casa como 5º secretário, presidiu a sessão.

Em seu discurso, a deputada Elisabete falou sobre o educandário, desde sua fundação até os dias de hoje, citando todos os seus diretores(as), e também sobre a história de Itaqui. Sua manifestação teve apartes dos deputados Adolfo Brito (PP), Miki Breier (PSB), Adilson Troca (PSDB), Maria Helena Sartori (PMDB) e Aldacir Oliboni (PT), que parabenizaram a escola. A homenagem foi encerrada com a execução do Hino de Itaqui pelo músico e tradicionalista Elton Saldanha, itaquiense nascido e criado no bairro Chácara.

Ainda estiveram no Plenário 20 de Setembro, prestigiando a homenagem, os secretários municipais da Saúde e do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Leonardo Betin e Miguel Araújo, respectivamente, o membro do Controle Interno da prefeitura, Germano Ferner, o assessor do Gabinete Estadual dos Prefeitos e ex-prefeito de Itaqui, Bruno Contursi, o coordenador da Bancada do PSB na AL-RS e ex-vice-prefeito de Itaqui, Mário Bruck, o ex-prefeito de Uruguaiana e esposo da deputada Elisabete, Sanchotene Felice, além de outros itaquienses que residem na capital gaúcha.

– Foi uma belíssima homenagem, a altura deste tradicional educandário, que há 100 anos vem formando gerações e nos enchendo de orgulho – disse o prefeito.

Atualmente, o Instituto Estadual de Educação Osvaldo Cruz possui cerca de 61 professores, 14 funcionários e 1.400 alunos.

<<   |   >>