12/07/2013 | Sexta-feira | 12h28

Comitê Pró-Hospital Regional realiza reunião em Itaqui

Membros pleiteiam a construção de uma unidade hospitalar para atender casos de traumatologia, neurologia, e de urgência e emergência

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Reunião do comitê discute a construção de um hospital regional para atender casos de traumatologia, neurologia, e de urgência e emergência

Foto: Juliano Barbosa

O Theatro Prezewodowski sediou, na manhã desta sexta-feira, 12, reunião do Comitê Pró-Hospital Regional. Na ocasião, estiveram presentes secretários municipais de Saúde da região, vereadores membros da União dos Legislativos da Fronteira Oeste (Ulfro), representantes da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ª CRS) e a vice-prefeita de Alegrete, Preta Mulazzani. O evento aconteceu paralelamente ao Fórum Regional de Delegados do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã, realizado pelo Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira Oeste (Corede-FO), Fórum dos Coredes e Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag-RS), também no teatro.

Segundo a secretária de Saúde de Itaqui, Eliane Goulart, durante a reunião foi montado um grupo de trabalho que ficará responsável por articular os encontros do comitê, composto por representantes dos municípios de Livramento (um representante) e São Borja (um representante), e da 10ª CRS (dois representantes). Também ficou definido que o comitê permanecerá sediado em Alegrete e que uma audiência deverá ser marcada para discutir a viabilidade do hospital regional com o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni. A data, contudo, não foi definida.

Os 13 municípios que compõem a Fronteira Oeste pleiteiam a construção de uma unidade hospitalar regional para atender casos de traumatologia, neurologia, e de urgência e emergência.