Notícias

25/07/2013 | Quinta-feira | 16h19

Gil manifesta apoio à implantação de curso de Medicina no campus de Uruguaiana da Unipampa

Segundo o prefeito, curso ajudaria a viabilizar a construção de hospital regional

Por Juliano Barbosa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Enquanto Schneider (C) conversa com o vereador Éber, prefeito Gil assina ofício do pleito de implantação de curso de Medicina no campus de Uruguaiana da Unipampa

Enquanto Schneider (C) conversa com o vereador Éber, prefeito Gil assina ofício do pleito de implantação de curso de Medicina no campus de Uruguaiana da Unipampa
Foto: Juliano Barbosa

No final da manhã desta quinta-feira, 25, no gabinete, o prefeito Gil Marques Filho recebeu o prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider. Na ocasião, Schneider solicitou apoio de Itaqui ao pleito de implantação de curso de Medicina no campus de Uruguaiana da Unipampa. O presidente da Câmara de Vereadores de Itaqui, Éber Escobar, também esteve presente.

Conforme o documento entregue a Gil, tal conquista representaria a consolidação da área de concentração em Saúde implantada pela Unipampa em Uruguaiana, bem como serviria para a fixação de profissionais médicos nas cidades da região e de alavanca ao desenvolvimento regional. Além de assinado pelo prefeito Schneider, o ofício também contém a assinatura do presidente da Câmara de Vereadores de Uruguaiana, Luiz Gilberto Risso.

– Somos parceiros à implantação de curso de Medicina no campus de Uruguaiana. Itaqui apoia o pleito do prefeito Schneider – afirmou Gil, que completou dizendo que o curso ajudaria a viabilizar a construção de hospital regional para atender casos de traumatologia, neurologia, e de urgência e emergência, como pleiteiam os 13 municípios da região.

A Câmara de Vereadores de Itaqui, através do presidente Éber, também manifestou apoio ao pleito da cidade vizinha. O vereador, inclusive, apresentou na sessão plenária da terça-feira, 23, moção de apoio à implantação do curso em Uruguaiana. O documento foi assinado por todos os demais vereadores.

Em busca de apoio massivo ao pleito, Luiz Augusto Schneider esteve recentemente conversando com deputados no Parlamento gaúcho, reunido com o governador Tarso Genro e, na região, já havia ido a São Borja falar com o prefeito Farelo Almeida. Depois de Itaqui, Schneider visitará os prefeitos de Quaraí, Alegrete, Livramento, entre outros. Por fim, o destino será Brasília. Antes, porém, pretende contar com apoio da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro), que tem sua sede em Porto Alegre, junto à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Imagens Relacionadas
  •