21/08/2013 | Quarta-feira | 09h41

Gil e Eliane se reúnem com o secretário Ciro Simoni

Prefeito e secretária da Saúde agradecem pelo atendimento a demandas do município e encaminham outras ao gestor da Saúde do Estado

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Da esq. pra dir.: Simoni, Gil e Eliane

Foto: Divulgação/Sec. Est. Saúde

O prefeito Gil Marques Filho e a secretária municipal da Saúde, Eliane Goulart, participaram nesta terça-feira, 20, em Porto Alegre, de audiência com o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni. Também estiveram presentes representantes do Hospital São Patrício de Itaqui (HSPI) e do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas do Estado.

Na ocasião, Gil e Eliane entregaram ao secretário Simoni um ofício no qual agradecem a atenção dispensada pelo gestor da Saúde do Estado em relação a algumas demandas do município, ao mesmo tempo em que solicitam apoio em outras demandas da área. Confira abaixo o teor do documento assinado pelo prefeito e pela secretária e entregue a Simoni:

O Município de Itaqui agradece o apoio recebido em sua gestão, em especial ao credenciamento da ESF Rio Uruguai, à aprovação do Centro de Especialidades Odontológicas e ao projeto de aquisição de uma van para transportar pacientes da Oncologia anunciados na última audiência pública realizada em Itaqui, juntamente com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Agradecemos também a liberação do recurso do Corede para aquisição de uma ambulância.

A garantia ao acesso à saúde e a busca de uma rede regionalizada organizada que atenda às necessidades de nossa população e resultem na melhoria da qualidade da Saúde Pública, dependem de gestores que apoiem as iniciativas dos municípios. Sabemos de sua preocupação em atender às demandas dos municípios e solicitamos seu especial apoio nos seguintes projetos:

>Traumatologia Presencial 24 horas em Itaqui (atendendo Maçambará);

>Obstetrícia Presencial 24 horas em Itaqui (atendendo Maçambará);

>Tomografia Computadorizada no HSPI;

>Aquisição de uma van de 17 lugares para transporte de pacientes da Oncologia;

>Aquisição de um veículo para transporte de gestantes de alto risco para atendimento especializado (Rede Cegonha);

>Organização dos Repasses dos Recursos do TFD – Tratamento Fora de Domicílio.

Também nos somamos às solicitações da Fronteira Oeste nos seguintes projetos:

>Traumatologia Cirurgias Eletivas em São Gabriel;

>Hospital Regional na Fronteira Oeste.

Atenciosamente, Eliane Piffero Goulart (Secretária da Saúde de Itaqui) e Gil Marques Filho (Prefeito Municipal).

Segundo Gil e Eliane, o secretário Simoni garantiu total empenho na questão da Traumatologia Presencial 24 horas. Na oportunidade, também foi assinada a nova contratualização do HSPI com o Estado e a implantação de nove leitos psiquiátricos na instituição hospitalar do município, sendo que oito serão custeados pelo Estado e um pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde