27/08/2013 | Terça-feira | 12h14

Inauguração do Monumento ao MTG traz a Itaqui lideranças tradicionalistas da região e do Estado

Estrutura recebe a Chama Crioula do Município no dia 14 de setembro

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Tradicionalistas posam em frente ao Monumento ao MTG

Foto: Marcelo Fortunato

A Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa) 2013 realizou, no início da tarde do último sábado, 24, no Parcão, solenidade de inauguração do Monumento ao MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho. O evento prestou homenagem aos tradicionalistas itaquienses que realizaram o 29º Congresso Tradicionalista, em janeiro de 1984, e o 63º Acendimento da Chama Crioula do Estado, em agosto de 2010. A data de inauguração também marcou os 23 anos de criação da Cosfa, instituída através da Lei Municipal nº 1.759, de 24 de agosto de 1990.

Estiveram presentes o conselheiro benemérito do MTG, Vicente Timm, que idealizou o monumento em homenagem ao gaúcho tradicionalista, o presidente do MTG, Erival Bertolini, o coordenador da 3ª Região Tradicionalista – da qual Itaqui faz parte –, Marcelino Olizam, a 1ª Prenda do RS, Taynara Hella Moraes Ouriques, a sra. Clori Degrazia, viúva do tradicionalista itaquiense e membro do Grupo dos Oito, Orlando Jorge Degrazia, o coordenador da Cosfa 2013, Márcio Barros, e demais integrantes da comissão, os secretários municipais Hamilton Berro (Relações Institucionais) e José Airton Garcia (Esporte, Cultura e Lazer), representantes de entidades tradicionalistas do município e homenageados.

Santa Rosa foi a primeira cidade a construir o Monumento ao MTG, que hoje está presente em diversos municípios gaúchos, dentre eles Porto Xavier, Cerro Largo, Santo Ângelo, Canguçu, Dom Pedrito, São Lourenço do Sul e, agora, Itaqui.

O monumento receberá, no próximo dia 14 de setembro, a Chama Crioula do Município, que está hospedada na Fazenda Ipê, distante 74 km da cidade. Na ocasião, ocorrerá a solenidade de abertura da Semana Farroupilha 2013.

Fonte: Cosfa 2013